logo_branca_ufpr

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ


UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

Reunião define lançamento em DVD da ópera barroca “A Bela e fiel Ariadne”

Ópera a Bela e Fiel Ariadne - foto: Thais Andrade
Ópera a Bela e Fiel Ariadne – foto: Thais Andrade

Aconteceu nesta quarta-feira (16/12) no gabinete da Pró-reitoria de Extensão e Cultura uma reunião para definir o lançamento em DVD da ópera barroca “A fiel e bela Ariadne” (libreto de Christian Heinrich Postel e música de Johan Georg Conradi) apresentada em junho no Espaço Cultural, Capela Santa Maria.

O espetáculo surgiu à partir de pesquisas do Laboratório de Música Antiga (LAMUSA) ligado ao Programa de Pós Graduação em Música da UFPR. A professora, Silvana Scarinci, uma das diretoras e instrumentistas da ópera, explica que o projeto acabou envolvendo uma série de atores da universidade, abrangendo, além de pesquisa, atividades de ensino e extensão. A apresentação ainda rendeu uma indicação para o prêmio Cláudia para Scarinci.

A apresentação foi contemplada com o Programa de Apoio e Incentivo à Cultura da Fundação Cultural de Curitiba e teve ainda como parceiros a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e Allacriativa, estúdio gráfico.

O DVD é também uma homenagem ao músico Marcos Liesenberg, principal estrela do espetáculo, que faleceu algumas semanas depois da apresentação.

Gato na tuba

Paralelamente às atividades da apresentação o projeto levou para escolas da cidade de Curitiba um pouco do universo musical do espetáculo. A atividade de extensão envolveu estudantes da pós-graduação e da graduação, os primeiros na parte de instrução dos graduandos que depois fizeram palestras nas escolas sobre ópera, além de levar atividades musicais para as crianças.

Fotos da atividade com o Coro Infantil Gato na Tuba

Além das escolas, os músicos trabalharam com o “Coro Infantil Gato na tuba”, um projeto social localizado no bairro Guarituba, cidade de Piraquara, na Região Metropolitana de Curitiba. Além das mesmas atividades apresentadas nas escolas, uma das cenas da ópera foi traduzida para uma linguagem adaptada para crianças e o grupo pode participar de uma das apresentações voltada ao público infanto-juvenil.

Definições

Participaram da reunião, além da música e professora, Silvana Scarinci, a Pró-reitora de Extensão e Cultura, Deise Picanço, Vânia Aparecida Vicente, representando a Pró-reitoria de Pós-graduação (PRPPG) e o chefe da Assessoria de Comunicação Social da UFPR, professor Carlos Alberto Rocha. Os presentes definiram os passos para viabilizar o lançamento do DVD com as gravações do espetáculo, o que deve acontecer nos primeiros meses de 2016.

Vânia declarou que a PRPPG está satisfeita em ter apoiado o projeto, especialmente ao ver como foi importante a aquisição do Cravo, que foi viabilizada por meio desta pró-reitoria, por meio do Edital Pró-equipamentos da Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) – para saber mais clique aqui. Instrumento que tem sido importante tanto para as apresentações, como para o ensino e pesquisa musical na universidade, que envolve a prática com o instrumento.

A Bela e Fiel Ariadne

Músicos no concerto de inauguração do cravo
Concerto de inauguração do cravo – Foto: Rodrigo Juste Duarte

A encenação da ópera barroca ‘Ariadne’ parte de um conceito moderno que aproxima a história grega do público ressaltando ao mesmo tempo a exuberância barroca com suas fortes emoções, sem cair em estereótipos ou déjà-vu.

A ópera conta a trajetória da heroína grega Ariadne, filha do soberano de Creta, Minos e de Pasifê. Ariadne é apaixonada por Teseu, um rei ateniense, que se entrega por vontade própria ao monstro Minotauro, um ser meio-homem, meio-touro, que mora no labirinto edificado por Dédalos. Ariadne oferece ao seu suposto amado o famoso fio de Ariadne, que o guiaria de volta do perigoso labirinto do qual ninguém encontra o caminho de retorno. Teseu retorna triunfante, mas resolve fugir com Fedra, irmã de Ariadne, pela qual nutria uma paixão secreta desde sempre…

Ópera em três atos

Libreto de Christian Heinrich Postel (1658 – 1705)

Música de Johann Georg Conradi (1645 – 1699)

Direção musical: Diego Schuck Biasibetti

Direção geral: Lucia Becker Carpena e Silvana Scarinci

Por Rodrigo Choinski

 

Sugestões

Capitães da areia é a obra do mês de agosto do Clube do Livro
A segunda temporada do Clube do Livro, promovida pelo Sistema de Bibliotecas (SiBi) da Universidade...
Projeto de extensão Ciência para Todos está com inscrições abertas para alunos da UFPR
O projeto de extensão “Ciência para Todos” está com inscrições abertas para o processo seletivo e trainee....
Projeto da UFPR oferece treinamento gratuito de futebol para meninas
Com o objetivo de trabalhar o desenvolvimento integral de meninas entre 10 e 14 anos através da prática...
Inscrições para cursos extensivos do Celin para novos alunos iniciam em 7 de agosto
As inscrições para os cursos extensivos ofertados pelo Centro de Línguas e Interculturalidade (Celin)...