logo_branca_ufpr

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ


UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

Representante da FAO/ONU visita Programa Solo na Escola

Registro da visita ao projeto Solo na Escola
Registro da visita ao projeto Solo na Escola

O Programa de Extensão Universitária Solo na Escola da UFPR deve em breve integrar sua proposta à Plataforma de Boas Práticas para o Desenvolvimento Sustentável, criada pela FAO, Itaipu Binacional e Governo do Estado do Paraná como um espaço de disseminação e compartilhamento de boas práticas desenvolvidas na Região Sul do Brasil. O convite foi feito no último dia 11 de março, quando a equipe do programa recebeu a visita de Carlos Antonio Biasi, Oficial Nacional de Programas da Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO), acompanhado do Engenheiro agrícola Valter Bianchini do Instituto Emater.
A intenção da plataforma é compartilhar experiências bem sucedidas relativas ao desenvolvimento humano aliado ao desenvolvimento social, ambiental e econômico, como uma estratégia para o fortalecimento da cooperação, visando o desenvolvimento conjunto entre países emergentes em resposta a desafios comuns.
Os professores Marcelo Ricardo de Lima e Fabiane Machado Vezzani, do Departamento de Solos e Engenharia Agrícola da UFPR, receberam os representantes da FAO, apresentando um pouco da história de 12 anos de atuação do Programa, destacando o pioneirismo da iniciativa, que hoje é reproduzida por várias instituições de ensino superior do país.
O Programa Solo na Escola surgiu da necessidade de popularizar a informação sobre solos, possibilitando a percepção deste componente ambiental, que é continuamente degradado, apesar de sua relevância para a manutenção da vida no planeta. O Programa atualmente abrange ações na formação continuada de professores da educação básica, produção de material didático em formato impresso e digital, além de ações de educação ambiente.
Os representantes da FAO também conheceram a Exposição Didática de Solos, espaço que já recebeu mais de 10.000 visitantes de diferentes níveis educacionais, onde foram conduzidos pelos bolsistas do Programa. Ao final do encontro, também foram discutidas ações práticas para divulgação da importância do solo, considerando que 2015 é o Ano Internacional do Solo, conforme aprovado pela Assembleia das Nações Unidas.
Mais informações sobre o Programa Solo na Escola: www.escola.agrarias.ufpr.br
Mais informações sobre a Plataforma de Boas Práticas para o Desenvolvimento Sustentável: http://www.boaspraticas.org.br/

Sugestões

Capitães da areia é a obra do mês de agosto do Clube do Livro
A segunda temporada do Clube do Livro, promovida pelo Sistema de Bibliotecas (SiBi) da Universidade...
Projeto de extensão Ciência para Todos está com inscrições abertas para alunos da UFPR
O projeto de extensão “Ciência para Todos” está com inscrições abertas para o processo seletivo e trainee....
Projeto da UFPR oferece treinamento gratuito de futebol para meninas
Com o objetivo de trabalhar o desenvolvimento integral de meninas entre 10 e 14 anos através da prática...
Inscrições para cursos extensivos do Celin para novos alunos iniciam em 7 de agosto
As inscrições para os cursos extensivos ofertados pelo Centro de Línguas e Interculturalidade (Celin)...