logo_branca_ufpr

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ


UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

Renato Bochicchio assume Direção do Setor Litoral da UFPR – Campus Matinhos; Luis Thomassim é vice

8249763931_c92c067c62_zO professor-doutor Renato Bochicchio tomou posse, nesta quinta-feira à noite (dia 10), como novo diretor do Setor Litoral da UFPR – Campus Matinhos pelos próximos quatro anos. Ele substitui o professor-doutor Valdo José Cavallet, que exercia o cargo desde 2008. O professor-doutor Luis Eduardo Cunha Thomassim é o novo vice-diretor do Setor Litoral.

Bochicchio: “Vamos dialogar, mas também agir, em benefício do Litoral do Estado, que é um dos mais ricos e diversos patrimônios do País”. Imagem: Aurélio Munhoz.
Bochicchio: “Vamos dialogar, mas também agir, em benefício do Litoral do Estado, que é um dos mais ricos e diversos patrimônios do País”. Imagem: Aurélio Munhoz.

Bochicchio disse que estará sempre aberto ao diálogo tanto com a comunidade universitária quanto com os agentes públicos e privados interessados em colaborar para o desenvolvimento da região. “Vamos dialogar, mas também agir, em benefício do Litoral do Estado, que é um dos mais ricos e diversos patrimônios do País”, comentou. Ele também destacou o momento simbólico da sua posse. “No momento em que nossos representantes são questionados, a Universidade pública tem o dever de se manifestar. O Setor Litoral da UFPR tem muito a colaborar  neste processo por meio de projetos pautados na nossa realidade e no nosso público”, disse o novo diretor.

Zaki: “A parceria e o diálogo que temos vão continuar. Tenham a certeza de poder contar sempre conosco”.
Zaki: “A parceria e o diálogo que temos vão continuar. Tenham a certeza de poder contar sempre conosco”. Imagem: Aurélio Munhoz.
Projeto ousado e desafiador

O reitor da UFPR, Zaki Akel Sobrinho, elogiou o projeto “ousado, desafiador e inovador” do Setor Litoral. Disse que os avanços conquistados na região se tornaram realidade devido ao empenho de todos os seus

colaboradores. “O Setor Litoral sempre foi além do convencional, que tem nosso total apoio e foi fundamental para o desenvolvimento da região”.

A UFPR é uma das poucas universidades brasileiras que oferecem mais de um benefício aos alunos por meio do Probem (programa de assistência a estudantes em situação de fragilidade econômica) e a reitoria manifesta total apoio à gestão que se inicia. “A parceira e o diálogo que temos vão continuar. Tenham a certeza de poder contar sempre conosco”. A Reitoria sempre teve participação ativa no Setor Litoral. “Nós sempre participamos de todas as questões e debates ligados a esta unidade”, comentou. O reitor também considera necessário criar um espaço de moradia para os estudantes e disse que projeto com este objetivo já está em andamento. “Temos consciência de que isso será bom para todos. Não podemos permitir a evasão. Eles precisam ter condições de estudar”, disse.

7084340723_9ff13004f7_zMarco histórico

Luis Thomassim destacou vários aspectos importantes relacionados ao Setor Litoral da UFPR. “Esta unidade representa um marco histórico no combate à desigualdade social no País, diferente do que vivemos no passado, quando as Universidades estavam menos presentes nas vidas das pessoas”, disse. Comprovando a importância da UFPR para o Litoral, ele lembrou que mais de 70% dos cerca de dois mil estudantes do setor são egressos da região e afirmou que muitos foram os primeiros de suas famílias a estudar em uma universidade pública.

O novo vice-diretor reafirmou seu compromisso com o avanço pedagógico do Setor Litoral e disse que foi testemunha dos avanços e da ampla participação da comunidade ocorrida desde a criação da unidade. “O nosso setor só existe porque a comunidade tem compromisso ético com as causas emergentes”. Thomassim manifestou ainda seu interesse de estreitar o diálogo e sua aproximação com a comunidade local, em todas as áreas. “Vamos revitalizar os espaços democráticos”, afirmou.

Valdo Cavallet disse que ainda está elaborando um balanço da sua gestão, mas fez num agradecimento especial a todos que o apoiaram no seu mandato, inclusive os colaboradores do Setor Litoral já falecidos. “São pessoas que têm e sempre tiveram vários pontos em comum: o amor, a paixão e a vontade de mudar”. Ele disse ainda que está à disposição da nova direção do Campus Matinhos.

Posse prestigiada

A posse foi prestigiada pelos pró-reitores Laryssa Born (Gestão de Pessoas); Rita de Cássia Lopes (Assuntos Estudantis) e Deise Picanço (Extensão e Cultura); e ainda pelo superintendente de Infraestrutura da UFPR, Álvaro Pereira.

Participaram da solenidade, também, o diretor do Setor de Ciências Jurídicas da UFPR, professor Ricardo Marcelo Fonseca; o diretor do Setor de Ciências Humanas, professor Eduardo Salles de Oliveira Barra; e o diretor do Centro de Estudos do Mar, Maurício Noemberg.

A posse foi prestigiada ainda por autoridades públicas municipais: o vice-prefeito de Guaratuba, Vandir Esmaniotto (representando a prefeita Evani Justus); o chefe de Gabinete da Prefeitura de Matinhos, David Antonio Pancotti (representando o prefeito Eduardo Dalmora); e o secretário de Planejamento de Morretes, Carlos Alberto Gnatta Neto (representando o prefeito Hélder Teófilo dos Santos).

 Aurélio Munhoz

Sugestões

Informativo UFPR (Destaques da semana de 07/08 a 11/08/2023) 
DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA    🧠🔭 Projeto de extensão Ciência para Todos está com inscrições abertas para...
Setor Palotina: Posse da nova direção
No último dia 03, aconteceu a posse da nova Direção do Setor Palotina, Gestão 2023 – 2027, com...
Doutoranda que criou programas para incentivar a adoção de cães é homenageada na Câmara de Curitiba 
Na manhã desta terça-feira (8), Lu Baldan, médica veterinária e doutoranda em Ciências Veterinárias na...
UFPR lamenta falecimento do professor aposentado Mauro Lacerda Santos
A Universidade Federal do Paraná comunica, com pesar, o falecimento do professor aposentado Mauro Lacerda...