logo_branca_ufpr

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ


UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

Reitoria da UFPR promove encontro de formação

Foto: Samira Chami Neves
Encontro foi o primeiro passo para promover o diálogo das Pró-Reitorias entre si e com a administração central. Foto: Samira Chami Neves

Os novos ocupantes da Reitoria e das Pró-Reitorias da Universidade Federal do Paraná participaram esta semana, durante três dias, de um encontro de formação para a gestão. O encontro foi organizado pelo gabinete do reitor para oferecer a pró-reitores, superintendentes, assessores e coordenadores ferramentas de apoio no planejamento e execução de suas metas e ações nos próximos quatro anos.

“Não há como pensar em conduzir uma instituição grande e complexa como a UFPR sem planejamento, especialmente num momento de restrições orçamentárias como o que vivemos. É imprescindível para adequar as ações à realidade”, disse o reitor Ricardo Marcelo Fonseca na abertura do encontro.

De acordo com ele, o encontro foi também o primeiro passo para promover o diálogo das Pró-Reitorias entre si e com a administração central, que deverá ser permanente. “Queremos trabalhar com muita comunicação e articulação interna, o que é fundamental para a melhoria da universidade”, afirmou.

No primeiro dia, os participantes assistiram a explanações sobre planejamento estratégico, feitas pelo pró-reitor de Planejamento, Orçamento e Finanças, Fernando Marinho Mezzadri, e pelo coordenador de Planejamento Institucional da Proplad, professor José Roberto Frega. Mezzadri enfatizou a importância de cada pró-reitoria definir prioridades para que o orçamento seja bem executado. Depois, Frega orientou o grupo sobre as fases de um bom planejamento e modelos que podem ser adotados.

O segundo dia do encontro foi dedicado a apresentações sobre a Lei de Acesso à Informação (pelo professor Tiago Breus), sobre improbidade administrativa (pela professora Cibele Dias) e sobre processo administrativo disciplinar (pelo procurador  Luís Miguel Gutierrez).

O encontro terminou nesta quinta-feira, com explanações sobre direitos humanos, pela professora Vera Karam, e política universitária, pelo professor e ex-reitor José Henrique Faria.

Veja mais fotos do encontro no Flickr da UFPR.

Sugestões

Informativo UFPR (Destaques da semana de 07/08 a 11/08/2023) 
DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA    🧠🔭 Projeto de extensão Ciência para Todos está com inscrições abertas para...
Setor Palotina: Posse da nova direção
No último dia 03, aconteceu a posse da nova Direção do Setor Palotina, Gestão 2023 – 2027, com...
Doutoranda que criou programas para incentivar a adoção de cães é homenageada na Câmara de Curitiba 
Na manhã desta terça-feira (8), Lu Baldan, médica veterinária e doutoranda em Ciências Veterinárias na...
UFPR lamenta falecimento do professor aposentado Mauro Lacerda Santos
A Universidade Federal do Paraná comunica, com pesar, o falecimento do professor aposentado Mauro Lacerda...