

O reitor da UFPR, Ricardo Marcelo Fonseca, e a pró-reitora de Assuntos Estudantis, Maria Rita de Assis Cesar, aproveitaram sua visita ao Setor Palotina para ouvir a comunidade acadêmica.
Eles se reuniram com o diretor do Setor Palotina, professor Elisandro Frigo; com a vice-diretora, professora Yara Moretto; com os servidores técnico-administrativos; coordenadores de graduação e pós-graduação; chefes de departamentos; e ainda com representantes dos centros acadêmicos.
“É sensacional estar próximo da base. E fazer isso em um campus fora de Curitiba, que está mais distante do nosso dia a dia, é ainda melhor. É a oportunidade de falar com os estudantes e ouvi-los. Eles falaram com muita maturidade”, avaliou Ricardo Marcelo. Ainda de acordo com o reitor, as reuniões tornam-se instrumento de gestão, de diagnóstico e de ação para solucionar problemas onde eles são efetivamente sentidos. “Estou aproveitando essa oportunidade para conversarmos diretamente com a comunidade”.
A pró-reitora Maria Rita afirma que o canal com os estudantes é aberto. “A Prae está muito presente aqui. Os estudantes estão bem preparados, com pautas específicas, pensando na melhoria das condições de estudo e permanência”.
Estudantes apresentam propostas
Os estudantes apresentaram dificuldades e propostas locais da comunidade acadêmica. “Com a distância entre Palotina e Curitiba, muitas demandas demoram a chegar lá. Conseguimos nos aproximar da Reitoria. Essa oportunidade foi ótima para gente”, destacou Vinicius Carminati, do Centro Acadêmico de Engenharia de Energias Renováveis.
“Foi uma reunião importante porque mostramos as demandas específicas do Setor. Tivemos a oportunidade dos centros acadêmicos exporem diretamente o que afeta a nossa rotina e precisa melhorar. Esperamos nos aproximar mais de Curitiba”, disse Ana Carolina de Camargo, representante do Diretório Central do Estudantes em Palotina.