logo_branca_ufpr

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ


UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

Reitoria faz apresentação da UFPR a autoridades da Costa Rica em missão técnica no Paraná

O reitor da UFPR, Zaki Akel Sobrinho, apresentou a Universidade Federal do Paraná a autoridades da Costa Rica que estão cumprindo missão técnica no Estado. Na apresentação, promovida no Palácio Iguaçu, em Curitiba, Zaki também citou dados e informações gerais sobre o sistema federal de ensino superior, especialmente das duas parceiras da UFPR no Estado – a Universidade Federal Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) e a Universidade Federal da Integração Latino-Americana (Unila).
“Gostamos de fazer parcerias. A UFPR, uma das maiores e mais importantes universidades brasileiras, está de portas abertas para a formação de parcerias com governos e universidades de outros países”, disse o reitor à comitiva internacional, chefiada por Eduardo Carranza, presidente da Associação Nacional dos Educadores da Costa Rica. O vice-reitor da UTFPR, Luiz Alberto Pilatti, também participou do encontro.
Caranza elogiou a hospitalidade dos paranaenses e citou seu interesse de que as parcerias entre seu País e o Paraná se consolidem, em vários campos. “Observamos maravilhas no Paraná e fomos muito bem recebidos aqui. Temos muito a aprender com vocês porque o Paraná desenvolve projetos de reconhecimento nacional e internacional”, comentou Carranza, ao lado do cônsul honorário da Costa Rica no Paraná, Sergio Levy.
Encontro multicultural
O secretário estadual de Assuntos Estratégicos do Paraná, Flávio Arns, representou o governador Beto Richa na reunião. “Este encontro multicultural é uma das maiores belezas que podemos ter. Desejo que esta reunião traga bons desdobramentos. Estamos aqui para colaborar para que isso aconteça”, afirmou.
O secretário estadual Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, João Carlos Gomes, apresentou a estrutura das universidades estaduais (representadas pelos seus reitores ou vice-reitores) às autoridades da Costa Rica e citou o interesse do Governo do Estado em alianças que beneficiem o Paraná. “Nós sempre procuramos a integração com outros países. Estamos abertos para esta integração com a América Latina”, comentou.
O secretário estadual de Planejamento, Silvio Barros, destacou a posição do Paraná, em vários campos. “Parceria pressupõe troca. O Paraná é um Estado com grande experiência em várias áreas do desenvolvimento. E a Costa Rica tem uma das mais importantes estruturas turísticas das Américas. Há muitas informações que podemos trocar”, comentou.
O diretor administrativo da Onward (Organização para o Desenvolvimento da América Latina e Caribe), Eliel Rosa, destacou a importância do encontro para viabilizar parceria estratégicas em todos os campos entre os dois países. “É uma oportunidade de transformarmos sonhos em realidade”, comentou. Fundada em Curitiba, em 2002, a Onward foi a organizadora da missão técnica, que também já esteve em Foz do Iguaçu.

Por Aurélio Munhoz

Sugestões

Informativo UFPR (Destaques da semana de 07/08 a 11/08/2023) 
DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA    🧠🔭 Projeto de extensão Ciência para Todos está com inscrições abertas para...
Setor Palotina: Posse da nova direção
No último dia 03, aconteceu a posse da nova Direção do Setor Palotina, Gestão 2023 – 2027, com...
Doutoranda que criou programas para incentivar a adoção de cães é homenageada na Câmara de Curitiba 
Na manhã desta terça-feira (8), Lu Baldan, médica veterinária e doutoranda em Ciências Veterinárias na...
UFPR lamenta falecimento do professor aposentado Mauro Lacerda Santos
A Universidade Federal do Paraná comunica, com pesar, o falecimento do professor aposentado Mauro Lacerda...