logo_branca_ufpr

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ


UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

Reitoria da UFPR oficializa anúncio de 60 vagas para curso de Medicina em Toledo já no Vestibular de 2015

O reitor da UFPR, Zaki Akel Sobrinho, anunciou hoje, oficialmente, a abertura de 60 vagas para o novo curso de Medicina em Toledo (30 no primeiro semestre de 2016 e outras 30 no segundo) já no vestibular de 2015/2016 da Universidade Federal do Paraná, cuja primeira fase será promovida em 8 de novembro. Os candidatos poderão fazer as provas em Toledo ou em Curitiba. O processo seletivo adotará o sistema de cotas, garantido pela Lei 12.711, o Decreto n° 7.824 e a Portaria nº 18/2012.
Ao lado do prefeito Beto Lunitti, Zaki Akel Sobrinho explicou que a aula inaugural do curso será realizada em março do próximo ano. O Ministério da Educação já autorizou a abertura de vagas para a contratação dos professores que atuarão no campus. O edital do concurso público será divulgado em setembro e eles deverão ser aprovados e contratados até dezembro. A autorização para a contratação dos servidores técnico-administrativos também será neste segundo semestre do ano.
“Estou muito feliz com este anúncio de hoje. Com nossa política de interiorização da UFPR, estamos plantando sementes da Educação em todo o Paraná. Tenho a certeza de que o curso de Medicina em Toledo trará grandes benefícios à cidade e ao Oeste, fazendo com que seus jovens fiquem na região e ofereçam saúde de qualidade à população”, disse o reitor da UFPR.

Cidadão Honorário de Toledo

Beto Lunitti agradeceu à Reitoria pela rapidez na adoção das medidas necessárias à implantação do curso e disse que está cumprindo rigorosamente seu compromisso de atender às exigências definidas para garantir a plena operação de Medicina. “O curso é um marco histórico nos 63 anos de Toledo. Ele vai interferir positivamente nas vidas de aproximadamente 500 mil pessoas em uma região carente de serviços de saúde”, afirmou Lunitti, que estava acompanhado dos secretários Neuroci Antonio Frizzo (Fazenda) e Rosselane Giordani (Comunicação).
O prefeito anunciou ainda a aprovação, pela Câmara de Vereadores, da concessão do título de Cidadão Honorário de Toledo ao reitor Zaki Akel Sobrinho e ao vice-reitor, Rogério Andrade Mulinari. O título será entregue em dezembro, em cerimônia especial a ser promovida na Casa.
No final de setembro, Lunitti entregará as obras finais do hospital regional do curso, que tem 88 leitos, e está buscando recursos para equipá-lo. Ele também está realizando obras estruturais na região do entorno do terreno do futuro campus. Até a conclusão dos prédios no novo campus, os alunos terão aulas em um imóvel com 1,7 mil metros quadrados de área cedido pelo governo municipal, onde está a Secretaria Municipal da Educação, no centro da cidade. O imóvel fica próximo ao hospital universitário onde professores, residentes e técnicos atuarão. O terreno doado pela prefeitura para a construção do campus tem 34,6 mil metros quadrados de área e custou R$ 3,6 milhões.

Obras no campus

Segundo Zaki Akel Sobrinho, a construção dos prédios destinados ao campus deve começar em 2017. O reitor explicou que os cálculos dos investimentos necessários à compra dos livros, equipamentos, mobiliário e à instalação dos laboratórios estão sendo finalizados, mas adiantou que o campus da UFPR de Palotina dará suporte ao de Toledo. Além disso, o Setor de Ciências da Saúde da UFPR – sob a supervisão do vice-reitor Rogério Mulinari – fará o treinamento e acompanhamento do corpo docente e da infraestrutura necessária para o pleno funcionamento do curso.
O reitor explicou ainda que a diferenciação de Medicina em Toledo será o foco no programa federal Saúde da Família, de acordo com nova diretriz curricular definida pelo MEC. “Futuramente, poderemos pensar também na criação de cursos de pós-graduação no campus e em expandi-lo para outras áreas da saúde”, disse.

Por Aurélio Munhoz

Sugestões

Informativo UFPR (Destaques da semana de 07/08 a 11/08/2023) 
DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA    🧠🔭 Projeto de extensão Ciência para Todos está com inscrições abertas para...
Setor Palotina: Posse da nova direção
No último dia 03, aconteceu a posse da nova Direção do Setor Palotina, Gestão 2023 – 2027, com...
Doutoranda que criou programas para incentivar a adoção de cães é homenageada na Câmara de Curitiba 
Na manhã desta terça-feira (8), Lu Baldan, médica veterinária e doutoranda em Ciências Veterinárias na...
UFPR lamenta falecimento do professor aposentado Mauro Lacerda Santos
A Universidade Federal do Paraná comunica, com pesar, o falecimento do professor aposentado Mauro Lacerda...