logo_branca_ufpr

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ


UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

Reitoria da UFPR assina escritura de imóvel em Piraquara e regulariza terreno do Departamento de Artes, em Curitiba

O reitor Zaki Akel e as autoridades: novas conquistas para a UFPR. Foto: Ana Assunção/ACS da UFPR.

A Reitoria da UFPR (Universidade Federal do Paraná) comemora mais duas conquistas importantes, formalizadas hoje à tarde. A primeira delas foi a regularização da permuta do imóvel que sedia o Departamento de Artes da UFPR, na rua Coronel Dulcídio, em Curitiba. A segunda foi a assinatura da escritura do imóvel adquirido junto à empresa JTEKT Automotiva Brasil, em Piraquara, que abrigará vários setores importantes e possibilitará mais uma expansão  da Universidade.

O Departamento de Artes da UFPR ocupa o terreno da Coronel Dulcídio desde 2003.  Este terreno e o imóvel que abriga as demais áreas do Sacode-Setor de Artes, Comunicação e Design (localizado no bairro Juvevê) foram oferecidos como permuta em troca do terreno que o INSS possuía no Jardim Botânico (que hoje abriga um dos campus da UFPR). Mas a Universidade nunca desocupou o terreno da Coronel Dulcídio. Por isto, pagou pelo imóvel – que agora foi oficialmente registrado em nome da UFPR – R$ 7,3 milhões.

O reitor Zaki Akel Sobrinho fez um agradecimento à gerente executiva do INSS no Paraná, Mara Regina Sfier, pelo empenho. “O INSS resolveu esta situação complexa do registro com eficiência”, comentou.  Mara disse que estava contente por ter ajudado a resolver a pendência. “Nosso papel é ser facilitador. Estamos cumprindo nossa missão, ao regularizar a situação deste imóvel, que é um espaço do cidadão. Nós nos empenhamos muito para que isto acontecesse”.

Expansão da UFPR

Zaki Akel Sobrinho assinou a escritura do imóvel em Piraquara junto com Shinji Yamakawa, diretor da JTEKT Automotiva Brasil, em cerimônia da qual também participou o  gerente Financeiro e Contábil da empresa, Ricardo Alexandre Rodrigues. A UFPR utilizará este espaço (um terreno com 101 mil metros quadrados) como sua nova área de logística, onde será instalado o Delog (Departamento de Logística/Almoxarifado); o novo sistema de arquivos; a Imprensa Universitária e parte da Cetran-Central de Transportes (onde ficarão os veículos de grande porte).

“Estamos incorporando ao patrimônio da UFPR um espaço importante, usando a estrutura impecável que vocês nos deixaram”, comentou o reitor Zaki Akel, seguido de Yamakawa e Ricardo Rodrigues, que agradeceram pela oportunidade de apoiar a Universidade. “Como ex-aluno da UFPR, ficamos felizes de poder ajudar a Universidade a crescer”, comentou o gerente da empresa.

O pró-reitor de Administração da UFPR, Alvaro Pereira de Souza, também destacou a importância da assinatura da escritura. “A negociação que fizemos foi muito boa. Agradecemos à JTEKT por possibilitar a expansão da Universidade. A área está bem localizada e dá acesso ao Interior do Estado e a outras áreas importantes, como o Porto de Paranaguá e o Aeroporto Afonso Pena, que facilitam a circulação para os setores da Universidade”, disse. Da cerimônia participaram, ainda, a pró-reitora de Planejamento da UFPR, Lúcia Regina Assumpção Montanhini, e o coordenador de Expansão da UFPR, professor Paulo Kruger.

 Por: Aurélio Munhoz

 

Sugestões

Informativo UFPR (Destaques da semana de 07/08 a 11/08/2023) 
DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA    🧠🔭 Projeto de extensão Ciência para Todos está com inscrições abertas para...
Setor Palotina: Posse da nova direção
No último dia 03, aconteceu a posse da nova Direção do Setor Palotina, Gestão 2023 – 2027, com...
Doutoranda que criou programas para incentivar a adoção de cães é homenageada na Câmara de Curitiba 
Na manhã desta terça-feira (8), Lu Baldan, médica veterinária e doutoranda em Ciências Veterinárias na...
UFPR lamenta falecimento do professor aposentado Mauro Lacerda Santos
A Universidade Federal do Paraná comunica, com pesar, o falecimento do professor aposentado Mauro Lacerda...