logo_branca_ufpr

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ


UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

Reitores do Grupo Tordesillas visam a globalização das atividades acadêmicas

"XIV Encontro de Reitores do Grupo Tordesillas" - Foto: Marcos Solivan

“Um momento de grande importância está iniciando nesta semana, a convivência humana, a aproximação entre as pessoas, consolidada na troca de experiências e na aproximação da comunidade acadêmica da UFPR com os pesquisadores da Espanha e Portugal, países que, além do Brasil, compõem o Grupo Tordesillas”. Esta foi a observação do reitor Zaki Akel Sobrinho durante a abertura oficial do “XIV Encontro de Reitores do Grupo Tordesillas”. Paralelamente, ocorre o “Seminário Interfaces na Ciência, Tecnologia e Inovação entre Brasil, Espanha e Portugal. O encontro prossegue até terça-feira (12) com uma extensa programação.

Integraram a mesa oficial da solenidade de abertura, além do reitor Zaki Akel Sobrinho; o vice-reitor Rogério Andrade Mulinari; o vice-presidente do grupo António Rendas; o secretário da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Paraná João Carlos Gomes e o presidente da Federação do Comércio do Paraná (Fecomércio) Darci Piana. Estão presentes para o evento desta semana 22 reitores das universidades dos três países; assessores internacionais, pesquisadores e representantes dos ministérios da Educação dos países que compõem o grupo.

Apresentação do Quarteto de Cordas da UFPR - Foto: Marcos Solivan

Parcerias ─ “É uma oportunidade para a reenergização do grupo, estamos caminhando em direção à globalização das atividades acadêmicas. Temos muito trabalho pela frente neste encontro nestes dois dias. Os pontos marcantes do evento são as mesas-redondas que contemplam as áreas de Nanotecnologia, Saúde, Ciências do Mar, Comunicação e Meio Ambiente”, disse o reitor Zaki Akel Sobrinho. Na terça-feira (12), no final do encontro, o reitor que é o atual presidente do Grupo Tordesillas, transmite o cargo para o vice-presidente António Rendas, reitor da Universidade Nova de Lisboa, Portugal.

“O programa é desafiante e vai dar bons frutos”, constatou o reitor António Rendas durante a solenidade de abertura. Como futuro gestor do grupo, espera dar continuidade às ações já implantadas, num trabalho conjunto com a utilização do conhecimento para o progresso em benefício da sociedade. “Missão para o futuro próximo que, espero, conte com a modesta contribuição do Grupo Tordesillas”, enfatizou.

Apresentação do Grupo de MPB da UFPR - Foto: Marcos Solivan

Aproximação ─ “São as parcerias que temos com a UFPR que testemunham a aproximação da academia com o setor produtivo do estado”, evidenciou o presidente da Federação do Comércio do Paraná Darci Piana. Representando o governador Beto Richa na cerimônia, o secretário da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior João Carlos Gomes destacou a importância de um evento desta magnitude para o Paraná. “É a comunidade acadêmica trabalhando em parceria com o governo e o setor empresarial em busca da internacionalização das universidades”, disse o secretário. O Grupo Tordesillas é composto por 54 instituições de ensino superior, dessas, 28 são brasileiras; 17 espanholas e nove portuguesas. Mais informações estão disponíveis no site grupotordesillas.net.

O reitor Zaki Akel Sobrinho, Presidente do Grupo Tordesillas - Foto: Marcos Solivan

Sugestões

Informativo UFPR (Destaques da semana de 07/08 a 11/08/2023) 
DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA    🧠🔭 Projeto de extensão Ciência para Todos está com inscrições abertas para...
Setor Palotina: Posse da nova direção
No último dia 03, aconteceu a posse da nova Direção do Setor Palotina, Gestão 2023 – 2027, com...
Doutoranda que criou programas para incentivar a adoção de cães é homenageada na Câmara de Curitiba 
Na manhã desta terça-feira (8), Lu Baldan, médica veterinária e doutoranda em Ciências Veterinárias na...
UFPR lamenta falecimento do professor aposentado Mauro Lacerda Santos
A Universidade Federal do Paraná comunica, com pesar, o falecimento do professor aposentado Mauro Lacerda...