O reitor da Universidade Federal do Paraná, Ricardo Marcelo Fonseca, se reuniu com os dirigentes das outras três Instituições Federais de Ensino Superior (IFES) do Paraná e com o coordenador da bancada paranaense na Câmara Federal, deputado federal Toninho Wandscheer, nesta sexta-feira, dia 19 de março. O grupo tratou da nova proposta de orçamento federal com cortes nas verbas de custeio das IFES do Brasil de cerca R$ 1,1 bilhão.
Participaram do encontro a vice-reitora da UFPR, Graciela Bolzon Muniz, os reitores da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Marcos Schiefler, do Instituto Federal do Paraná, Odacir Zanatta, e da Universidade Federal da Integração Latino-americana, Gleisson Alisson Pereira de Brito. Os pró-reitores de planejamento, orçamento e finanças das instituições também estiveram presentes. De acordo com o reitor da UFPR, o deputado federal Toninho Wandscheer ouviu a situação relatada pelas instituições, se solidarizou e se comprometeu a agir na interlocução junto à bancada do estado, outras bancadas e autoridades federais para reverter a situação.
“Os cortes colocam em dúvida o próprio funcionamento da universidade neste ano. Estamos preocupados, pois avistamos um cenário catastrófico. A pandemia deixou muito claro o valor e a importância das universidades públicas para a pesquisa em diversas áreas, além da saúde, é claro”, afirmou o reitor Ricardo Marcelo Fonseca. Apenas a UFPR, por exemplo, pode perder cerca de R$ 29 milhões neste ano, o equivalente a quase 19% do orçamento.