logo_branca_ufpr

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ


UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

Reitores da UFPR, UTFPR, UP e PUCPR se reunem para acordo de cooperação em pesquisa e inovação

27632054862_460d1f84c1_z
Reitores da UFPR, UTFPR, UP e PUCPR discutem a parceria entre as instituições para cooperação em pesquisa e desenvolvimento. Foto: ACS

O reitor da UFPR, Zaki Akel Sobrinho, se reuniu nesta quinta-feira (16) com os reitores da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR) e Universidade Positivo (UP), para debater uma proposta de cooperação em pesquisa, desenvolvimento e inovação.

Akel Sobrinho disse que o objetivo da reunião foi buscar uma aliança estratégica entre as instituições. “A ideia é passar a trabalhar junto nas áreas de pesquisa, desenvolvimento, inovação, e trabalhar junto o diálogo com o setor produtivo e com o governo, com as autoridades que definem as políticas de ciência e tecnologia no país”, afirmou. O reitor da UFPR acrescentou que a iniciativa vai somar as competências, talentos e capacidade instalada para desenvolver o Paraná e o Brasil.

Os reitores voltam a se reunir em julho, dessa vez com os pró-reitores de pesquisa e agências de inovação, para definição das próximas etapas. Em primeiro momento, as universidades irão trabalhar projetos de pesquisa em conjunto, e depois projetos de extensão.

Para o reitor da UTFPR, Carlos Eduardo Cantarelli, o encontro foi o primeiro passo para que as quatro universidades conversem de forma prática e unam forças. “A iniciativa de unir quatro grandes universidades vai envolver não só a academia, mas também setor produtivo e governo, e tem a possibilidade de ter muito sucesso”, afirmou.

O reitor da PUCPR, Waldemiro Gremski, afirmou que as quatro instituições têm uma produção científica muito importante, mas que fica limitada a cada uma delas. “A proposta vai concretizar algo que, na minha opinião, estávamos devendo ao estado do Paraná. Com essa decisão tomada hoje, vamos compartilhar essa produção científica para que a pesquisa cumpra seu papel de ajudar o desenvolvimento do estado e assim por diante”, apontou Gremski, que também já foi pró-reitor de pesquisa e diretor do Setor de Ciências Biológicas da UFPR.

Segundo o reitor da Universidade Positivo, José Pio Martins, a iniciativa da UFPR vem em bom momento. “Em um país relativamente pobre, em que há escassez, a união de esforços é necessária. A união de esforços para projetos conjuntos de pesquisa e de extensão para o estado é imperativa”, disse.

Sugestões

Informativo UFPR (Destaques da semana de 07/08 a 11/08/2023) 
DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA    🧠🔭 Projeto de extensão Ciência para Todos está com inscrições abertas para...
Setor Palotina: Posse da nova direção
No último dia 03, aconteceu a posse da nova Direção do Setor Palotina, Gestão 2023 – 2027, com...
Doutoranda que criou programas para incentivar a adoção de cães é homenageada na Câmara de Curitiba 
Na manhã desta terça-feira (8), Lu Baldan, médica veterinária e doutoranda em Ciências Veterinárias na...
UFPR lamenta falecimento do professor aposentado Mauro Lacerda Santos
A Universidade Federal do Paraná comunica, com pesar, o falecimento do professor aposentado Mauro Lacerda...