ufpr_bcopng

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ


UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

Reitor Zaki Akel Sobrinho visita embaixada do Brasil na França

Reitor Zaki Akel Sobrinho ao lado da diplomata Andrea Giovanetti, da Diretora da Casa do Brasil em Paris Mônica David e do chefe de gabinete da UFPR, Alzir Felippe Antunes.
Reitor Zaki Akel Sobrinho ao lado da diplomata Andrea Giovanetti, da Diretora da Casa do Brasil em Paris, Mônica David, e do chefe de gabinete da UFPR, Alzir Felippe Antunes.

O Reitor da Universidade Federal do Paraná (UFPR), Zaki Akel Sobrinho, é recebido em Paris pela diplomata Andrea Giovannet, adida cultural da embaixada brasileira na França. O encontro serviu para estreitar relações entre a universidade e a embaixada.

Durante a reunião foi discutida uma parceria entre as instituições na área de cultura e extensão, proposta por Zaki Akel. Já Giovannet propôs ações conjuntas para incentivar a mobilidade e o apoio aos pesquisadores da UFPR em solo francês. A Diretora da residência estudantil Maison du Brésil (Casa do Brasil) em Paris, Mônica David, também participou do encontro. A França é o país de maior fluxo de estudantes da UFPR no exterior.

Além das parcerias, a UFPR foi convidada a participar do Fórum Franco Brasileiro de Educação Superior, evento promovido pelo Ministério da Educação e pela embaixada do Brasil na França.

Artes e Ofícios

Em sua agenda na França, Zaki Akel ainda visitou o Conservatório Francês de Artes e Ofícios (Conservatoire national des arts et métiers), onde se reuniu com George Venezelos, responsável por projetos na área aeroespacial. Vezenelos propôs desenvolver projetos conjuntos de cotutela e doutorado profissional no campo da aeronáutica.

O conservatório, fundado em 1794, no curso da Revolução Francesa, tornou-se um grande centro de invenções no século XIX. Posteriormente transformou-se numa instituição de ensino que atende diversos países. Figuras históricas como Louis Pasteur e Sadi Carnot estão entre os seus estudantes ilustres.

Depois do encontro, Zaki Akel visitou o Museu do Cnam que retrata a evolução tecnológica e científica ao longo dos três últimos séculos. O local é considerado o maior museu dentro de uma universidade no mundo. Em suas coleções destacam-se a primeira câmera dos Irmãos Lumiere, o laboratório completo de Louis Pasteur e a máquina de calcular de Blaise Pascal.

 

Interior do Museu do Cnam - foto divulgação do museu por L. Favairelle
Interior do Museu do Cnam - foto divulgação por L. Favairelle

Sugestões

Pré-Vestibular Comunitário da UFPR está com vagas remanescentes abertas
O projeto de extensão “Pré-Vestibular Comunitário”, do setor Palotina da Universidade Federal do Paraná...
Provar 2024: UFPR tem 804 vagas abertas em cursos de graduação, inscrições até 11/08
Esta é a última semana para inscrição de interessados em uma das 804 vagas em cursos de graduação oferecidas...
Mestrado acadêmico em Enfermagem recebe inscrições
O Programa de Pós-graduação em Enfermagem da Universidade Federal do Paraná oferece 24 vagas para o curso...
Rede Andifes oferta cursos gratuitos de idiomas para comunidade da UFPR
A Rede Andifes Idiomas Sem Fronteiras (IsF) promove uma oferta coletiva de cursos gratuitos de idiomas...