

O Reitor da Universidade Federal do Paraná (UFPR), Zaki Akel Sobrinho, é recebido em Paris pela diplomata Andrea Giovannet, adida cultural da embaixada brasileira na França. O encontro serviu para estreitar relações entre a universidade e a embaixada.
Durante a reunião foi discutida uma parceria entre as instituições na área de cultura e extensão, proposta por Zaki Akel. Já Giovannet propôs ações conjuntas para incentivar a mobilidade e o apoio aos pesquisadores da UFPR em solo francês. A Diretora da residência estudantil Maison du Brésil (Casa do Brasil) em Paris, Mônica David, também participou do encontro. A França é o país de maior fluxo de estudantes da UFPR no exterior.
Além das parcerias, a UFPR foi convidada a participar do Fórum Franco Brasileiro de Educação Superior, evento promovido pelo Ministério da Educação e pela embaixada do Brasil na França.
Artes e Ofícios
Em sua agenda na França, Zaki Akel ainda visitou o Conservatório Francês de Artes e Ofícios (Conservatoire national des arts et métiers), onde se reuniu com George Venezelos, responsável por projetos na área aeroespacial. Vezenelos propôs desenvolver projetos conjuntos de cotutela e doutorado profissional no campo da aeronáutica.
O conservatório, fundado em 1794, no curso da Revolução Francesa, tornou-se um grande centro de invenções no século XIX. Posteriormente transformou-se numa instituição de ensino que atende diversos países. Figuras históricas como Louis Pasteur e Sadi Carnot estão entre os seus estudantes ilustres.
Depois do encontro, Zaki Akel visitou o Museu do Cnam que retrata a evolução tecnológica e científica ao longo dos três últimos séculos. O local é considerado o maior museu dentro de uma universidade no mundo. Em suas coleções destacam-se a primeira câmera dos Irmãos Lumiere, o laboratório completo de Louis Pasteur e a máquina de calcular de Blaise Pascal.

