logo_branca_ufpr

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ


UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

Reitor Zaki Akel Sobrinho é reeleito para mais quatro anos à frente da UFPR

Zaki Akel Sobrinho reeleito reitor da UFPR
Zaki Akel Sobrinho reeleito reitor da UFPR

Terminou às 6 horas da manhã da quinta-feira (11) a apuração dos votos da consulta à comunidade universitária para reitor e vice-reitor da UFPR. Os professores Zaki Akel Sobrinho e Rogério Andrade Mulinari foram reeleitos para os próximos quatro anos à frente da Universidade Federal do Paraná. As eleições iniciaram segunda-feira (8) no campus Palotina e terminaram ontem às 21 horas no campus Pontal do Paraná.

Votaram 9.177 alunos, 3.585 técnicos administrativos e 2.156 professores. A chapa 2 “Compromisso e Respeito” ─ venceu com 61,06 por cento dos votos. A chapa 1, “UFPR pra Valer”, disputada pelos candidatos Maria Tarcisa Silva Bega e Amadeu Bona Filho teve um percentual de 38,94.

TOTAIS ─ Entre os docentes, a chapa 1 teve 709 votos e a chapa 2 obteve 1.436, os votos em branco foram 19 e nulos 87. Entre os técnicos administrativos a chapa 1 somou 1.249 votos, a segunda chapa 2.030, em branco ficaram 22 votos e nulos 131. Ainda entre os alunos, a chapa 1 teve 4.123 votos e a chapa 2 um total de 4.747 votos, em branco 87 e nulos 262.

Conquista ─ Emoção, palavra-chave que define o sentimento do professor Zaki Akel Sobrinho relacionada à sua vitória na manhã de hoje. Nas poucas palavras embargadas que conseguiu expressar, agradeceu a todos pelo trabalho, à Comissão Paritária de Consulta e a toda a UFPR. Ressaltou a tranquilidade da condução do processo das eleições e “está pronto para os próximos quatro anos de muito trabalho e dedicação”.

Por sua vez, o vice-reitor reeleito, professor Rogério Andrade Mulinari, também agradeceu o empenho de todos e acrescentou que “o segundo mandato será para uma universidade maior e melhor. Esta gestão tem tranquilidade para trabalhar e calma para produzir”.

RECORDE ─ O reitor Zaki Akel Sobrinho foi um recorde de votos nessas eleições vencendo com 61,06 por cento em todos os segmentos. Há quatro anos, quando concorreu ao cargo para a gestão 2009/2012, o professor venceu com 58 por cento, a chapa oposta teve 42 por cento dos votos na época.

LISTA TRÍPLICE ─ A Secretaria de Órgãos Colegiados (SOC) já convocou o Colégio Eleitoral, formado por membros do Conselho Universitário (Coun) e do Conselho de Curadores (Concur) da UFPR para uma reunião no dia 15 de outubro, às 9 horas. O Conselho Eleitoral vai elaborar a lista tríplice de reitor e vice-reitor da UFPR para o mandato 2012-2016, que será encaminhada ao Ministério da Educação. A lista será encabeçada pelo nome vencedor das eleições e terá mais dois nomes de consenso escolhidos durante a sessão do Coun e depois enviada ao Ministério da Educação. Cabe ao ministro a homologação do nome do novo reitor da UFPR.

PERFIL ─ Zaki Akel Sobrinho é paranaense, nascido em Curitiba. Graduado pela UFPR em Administração, é mestre pela UFRJ e doutor pela Faculdade de Economia e Administração da USP. Ingressou na carreira docente em 1984, entre outras funções, foi diretor do Setor de Ciências Sociais Aplicadas, pró-reitor de Planejamento, Orçamento e Finanças e atual reitor ─ gestão 2009/2012. O professor também é presidente do Grupo de Tordesilhas, que reúne as principais universidades da Espanha, Portugal e Brasil.

Rogério Andrade Mulinari também é paranaense, de Curitiba. Médico, é mestre e doutor pela Escola Paulista de Medicina (Unifesp). Concluiu seu pós-doutoramento em Boston, nos Estados Unidos e criou o doutorado em Medicina Interna na UFPR em 1996, marco divisório na área. Foi suplente de chefia e chefe do Departamento de Medicina até 1999. Exerceu ainda os cargos de coordenador da pós-graduação e diretor do Setor de Ciências da Saúde da UFPR, a partir de 2002 até assumir como vice-reitor em março de 2009.

Sugestões

Informativo UFPR (Destaques da semana de 07/08 a 11/08/2023) 
DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA    🧠🔭 Projeto de extensão Ciência para Todos está com inscrições abertas para...
Setor Palotina: Posse da nova direção
No último dia 03, aconteceu a posse da nova Direção do Setor Palotina, Gestão 2023 – 2027, com...
Doutoranda que criou programas para incentivar a adoção de cães é homenageada na Câmara de Curitiba 
Na manhã desta terça-feira (8), Lu Baldan, médica veterinária e doutoranda em Ciências Veterinárias na...
UFPR lamenta falecimento do professor aposentado Mauro Lacerda Santos
A Universidade Federal do Paraná comunica, com pesar, o falecimento do professor aposentado Mauro Lacerda...