

Na função desde agosto do ano passado, o cônsul geral da Itália em Curitiba, Enrico Mora, esteve reunido pela primeira vez com o reitor da UFPR, Zaki Akel Sobrinho, na tarde desta segunda-feira (14). A visita oficial serviu para a discussão de novas parcerias entre a instituição e o governo italiano.
“Embora seja uma visita protocolar, considero haver um significado especial neste encontro”, disse o cônsul. “Temos obrigação de manter uma vinculação construtiva com uma universidade como a UFPR.”
Entre as diversas parcerias que a UFPR mantém com instituições italianas, há acordo com a Universidade de Florença, na área de ciências jurídicas, que permite que estudantes obtenham o título de doutor nas duas instituições simultaneamente. Desde 1978, o curso de letras italiano também conta com a participação de professores italianos, que desembarcam no Brasil através do programa ‘Professor-leitor’. “Isso sem falar no programa Ciência sem Fronteiras, no qual há grande procura de estudantes de graduação e de pós-graduação por intercâmbios na Itália”, disse Zaki Akel.


Na conversa, o reitor levantou a possibilidade de receber nos espaços culturais da UFPR, como o Museu de Arte (MusA) e o Teatro da Reitoria, exposições e grupos artísticos italianos. “Poderíamos, por exemplo, receber um maestro para uma temporada com nossa orquestra filarmônica”, cogitou. Os primeiros resultados dessa parceria devem aparecer em 2015, uma vez que a programação cultural do consulado italiano para o ano de 2014 já está definida, segundo o cônsul.
Segundo a coordenadora de Mobilidade Acadêmica da ARI, Regina Maria Hartog Pombo Rodriguez, a universidade conta atualmente com 14 acordos internacionais assinados com instituições italianas. Ao todo, 26 alunos da UFPR fazem intercâmbio na Itália. No caminho inverso, 7 estudantes daquele país estudam na UFPR.
Mora lamentou o fato de o governo italiano promover, desde o ano passado, sistemáticos fechamentos de embaixadas e consulados por todo o mundo. Mas destacou que o fato de o consulado em Curitiba ter sido mantido demonstra a importância que se atribui às parcerias entre o país e instituições do município, como as estabelecidas com a UFPR.
Célio Yano