logo_branca_ufpr

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ


UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

Reitor da UFPR esclarece: greve não prejudicará inscrições para Vestibular, que prosseguem até 14 de setembro

As inscrições para o Processo Seletivo UFPR 2015-2016, que podem ser feitas a partir de hoje no site do Núcleo de Concursos (http://www.nc.ufpr.br/), prosseguem até 14 de setembro e não serão prejudicadas com a paralisação deflagrada pelas categorias de servidores técnicos e docentes.
Quem esclarece é o reitor Zaki Akel Sobrinho, que tranquilizou os candidatos quanto às inscrições. “O Núcleo de Concursos tem estrutura própria que independe da greve. Os candidatos podem fazer suas inscrições normalmente”, afirmou.
O vestibular será promovido em duas fases: a primeira em 8 de novembro (prova de Conhecimentos Gerais) e a segunda em 6 de dezembro (prova de Compreensão e Produção de Textos) e 7 de dezembro (para os cursos que têm provas específicas). No ano passado, 57 mil candidatos se inscreveram para o Processo Seletivo da UFPR, o maior e mais concorrido do Estado.
Medicina em Toledo
A novidade mais importante do vestibular da UFPR em 2015 é a abertura de 60 vagas para o novo curso de Medicina em Toledo (30 no primeiro semestre de 2016 e outras 30 no segundo). Os candidatos poderão fazer as provas em Toledo ou em Curitiba. A aula inaugural do curso – reivindicação antiga dos municípios do Oeste e Sudoeste – será realizada em março de 2016. O Ministério da Educação já autorizou a abertura de vagas para a contratação dos professores que atuarão no campus.
Isenção da taxa
Devido à elevação dos custos operacionais da realização do vestibular, o Núcleo de Concursos da UFPR aumentou a taxa de inscrição para R$ 120,00, mas o candidato que não pode arcar com esta despesa pode solicitar isenção da taxa mediante inscrição do Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) – Decreto 6.593 de 02/10/08.
O mesmo vale para o candidato que comprovar cumulativamente renda familiar per capita igual ou inferior a um salário mínimo e meio e ter cursado o ensino médio completo em escola da rede pública ou como bolsista integral em escola de rede privada (Lei nº 12.799, de 10/04/13). O prazo final para que o candidato protocole seu pedido de isenção é 2 de setembro.
Quotas
O Processo Seletivo está oferecendo, no total, 6.815 vagas para a UFPR em 2016. São 121 cursos no total – 119 da UFPR e mais dois – Curso de Formação de Oficiais da PM e do Corpo de Bombeiros.
Pelo vestibular próprio, a UFPR oferecerá 4.886 vagas, sendo 50% destinadas conforme o sistema de cotas de que trata a Lei 12.711, o Decreto n° 7.824 e a Portaria nº 18/2012. Estas vagas para os alunos quotistas serão reservadas desde a primeira fase do concurso. Serão oferecidas ainda pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu), em janeiro, 30% do total, representando 1.929 vagas.

Por Aurélio Munhoz

Sugestões

Post de Evento
Vai ser publicado um Edital sobre ……
Pré-Vestibular Comunitário da UFPR está com vagas remanescentes abertas
O projeto de extensão “Pré-Vestibular Comunitário”, do setor Palotina da Universidade Federal do Paraná...
Provar 2024: UFPR tem 804 vagas abertas em cursos de graduação, inscrições até 11/08
Esta é a última semana para inscrição de interessados em uma das 804 vagas em cursos de graduação oferecidas...
Mestrado acadêmico em Enfermagem recebe inscrições
O Programa de Pós-graduação em Enfermagem da Universidade Federal do Paraná oferece 24 vagas para o curso...