ufpr_bcopng

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ


UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

Região norte do Paraná recebe palestras que incentivam fornecedores locais a participar de licitações da UFPR

Em continuidade ao trabalho que vem sendo realizado nas regiões onde estão sediados os campi avançados da Universidade Federal do Paraná, a instituição promoveu duas palestras no norte do Paraná para divulgar a nova sistemática de compras, que visa descentralizar o processo e garantir a entrega diretamente nas unidades que necessitam do produto.

As palestras ministradas pelo Diretor do Departamento de Licitações e Contratações da UFPR, Diogo Venancio, aconteceram em Jandaia do Sul e Maringá. O objetivo foi esclarecer dúvidas e prestar informações sobre os processos de licitação, expondo as oportunidades para as empresas participarem.

Iniciado no oeste do estado, o trabalho foi realizado em parceria com a Diretoria de Apoio aos Campi Avançados; a Pró-Reitoria de Administração (PRA), por meio do Departamento de Licitações e Contratações (DELIC); a Superintendência de Infraestrutura (SUINFRA) e associações comerciais dos municípios.

Foto: Marcos Solivan

A iniciativa visa implantar a nova sistemática de compras por pregão eletrônico e otimizar as entregas de mercadorias. Os lotes dos pregões serão licitados separadamente, de modo que as entregas sejam feitas diretamente nas unidades demandantes dos campi avançados da UFPR, propiciando a participação de licitantes sediados local ou regionalmente.

Os lotes também poderão incluir a compra de materiais que serão utilizados por vários campi, mas desde que haja proximidade física entre as unidades. A ideia vai ao encontro das políticas públicas para desenvolvimento trazidas pela própria Lei de Licitações.

A ação também promoveu uma palestra no Setor Palotina, buscando elucidar dúvidas sobre o cadastramento no Sistema Unificado de Cadastramento de Fornecedores (SICAF). Na ocasião, além de entenderem o funcionamento do sistema, os empresários da região puderam fazer o cadastro para participar das licitações.

Venancio esclarece que, por ser um trabalho de planejamento conjunto, os resultados poderão ser aferidos a partir do segundo semestre de 2018. “As etapas abrangem primeiramente esta sensibilização das empresas. Em seguida, serão realizadas as cotações de preços dos produtos demandados pelos campi do interior e, só então, ocorrerão os processos licitatórios. Com a conclusão dos processos licitatórios, os produtos demandados serão efetivamente disponibilizados a quem os solicitou e cumpriu os requisitos para a formalização de seus pedidos”, explica.

 

Sugestões

Informativo UFPR (Destaques da semana de 07/08 a 11/08/2023) 
DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA    🧠🔭 Projeto de extensão Ciência para Todos está com inscrições abertas para...
Setor Palotina: Posse da nova direção
No último dia 03, aconteceu a posse da nova Direção do Setor Palotina, Gestão 2023 – 2027, com...
Doutoranda que criou programas para incentivar a adoção de cães é homenageada na Câmara de Curitiba 
Na manhã desta terça-feira (8), Lu Baldan, médica veterinária e doutoranda em Ciências Veterinárias na...
UFPR lamenta falecimento do professor aposentado Mauro Lacerda Santos
A Universidade Federal do Paraná comunica, com pesar, o falecimento do professor aposentado Mauro Lacerda...