logo_branca_ufpr

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ


UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

Quadrinhos são tema da 11ª edição do Jogarta, que acontece dia 15 na Gibiteca de Curitiba

O mundo dos quadrinhos será o tema da 11ª edição do Jogarta, projeto que leva para diversos espaços diversão e aprendizado por meio de jogos de RPG e tabuleiro. Com apoio do Museu de Arqueologia e Etnologia da UFPR (MAE-UFPR), o evento acontecerá no próximo sábado, dia 15, das 13h30 às 18 horas, na Gibiteca de Curitiba.

Serão ofertadas mais de 100 vagas simultâneas para participação em jogos de RPG, de tabuleiro e oficinas temáticas – todos  com mediadores para ajudar iniciantes e veteranos de todas as idades. Entre as atividades, está uma aventura em que os jogadores poderão ocupar o lugar de grandes heróis da DC e da Liga da Justiça, tendo de enfrentar Batman como inimigo. Também está programada uma oficina de combate viking e de ilustração, e aventuras dos RPG brasileiros “Tormenta” e “Jaguareté: O Encontro”.

As atrações ocorrem de maneira simultânea e são planejadas para permitir que os participantes experimentem mais de uma atividade durante o evento. A entrada é franca, mas os interessados são convidados a doar 1 kg de alimento não perecível (que pode ser arroz, feijão, macarrão ou 1 litro de leite de caixa longa vida), para doação ao abrigo de menores da Associação Cristã de Assistência Social (Acridas).

Sobre o projeto

O objetivo do Projeto Jogarta é promover atividades que envolvam o uso de  jogos de RPG, carta e tabuleiro para incentivar a socialização, o raciocínio, a tomada de decisões e a resolução de problemas por meio de jogos não digitais.  Os mediadores apresentam mesas de jogos com temáticas seguras e sensíveis tendo em vista o público participante, seguindo a classificação indicativa da idade mínima anunciada nas mesas. Cada jogo começa com o primeiro jogador que se sentar para conhecer a proposta da mesa e os jogadores podem entrar e sair a qualquer momento. As propostas de mesas podem ser vistas na programação da página do evento no Facebook.

De acordo com o coordenador e idealizador do projeto, o professor Mateus Henriques Buffone, o Jogarta começou a ganhar contornos em meados de 2013, quando trabalhou em colaboração com o Museu de Arqueologia e Etnologia da UFPR no desenvolvimento do Role-Playing Game (RPG) “Jaguareté: O Encontro”, que objetiva privilegiar o ponto de vista dos povos indígenas no período de invasão dos europeus nos territórios que hoje compõem o Brasil.

Segundo ele, o objetivo é ir além do mero entretenimento. “É um pouco mais complexo que o simples chegar e jogar. Nossa equipe de mediadores é preparada para trabalhar questões pedagógicas, lidar com alteridade, tomadas de decisões. Então pegamos jogos comerciais e, a partir disso, tentamos ‘enganar’ o público e trabalhar conteúdos”, explica Buffone.

​​O projeto começou em agosto de 2016 e vem recebendo uma média de 100 participantes a cada edição. O evento já passou pela Biblioteca Pública do Paraná, Galeria Osório, Colégio Beraldo em Campina Grande do Sul,  Gibiteca de Curitiba, Manticore Game Store, Colégio Estadual Maria Montessori,  Museu de Arqueologia e Etnologia da UFPR e no prédio da Reitoria da Universidade Federal do Paraná.

O projeto conta com o apoio do Museu de Arqueologia e Etnologia da Universidade Federal do Paraná, da Gibiteca de Curitiba, da editora Retropunk Publicações, das lojas NERDZ e outras parcerias.

Além dos eventos, o projeto tem realizado também oficinas sobre jogos, que são postadas em seu canal no Youtube, e adaptações de jogos para cegos e pessoas com baixa visão no Instituto Paranaense de Cegos.

 

11º JOGARTA – ‘QUADRINHOS’ – Evento aberto de jogos analógicos

Local: Gibiteca de Curitiba – Presidente Carlos Cavalcanti, 533

Data: sábado, 15 de julho de 2017

Horário: 13h30 às 18h

ENTRADA GRATUITA. Os interessados são convidados a doar 1 kg de alimento não perecível (que pode ser arroz, feijão, macarrão ou 1 litro de leite de caixa longa vida), para doação ao abrigo de menores da Associação Cristã de Assistência Social (Acridas).

Mais informações

Confirme sua participação

 

 

 

 

Sugestões

Capitães da areia é a obra do mês de agosto do Clube do Livro
A segunda temporada do Clube do Livro, promovida pelo Sistema de Bibliotecas (SiBi) da Universidade...
Projeto de extensão Ciência para Todos está com inscrições abertas para alunos da UFPR
O projeto de extensão “Ciência para Todos” está com inscrições abertas para o processo seletivo e trainee....
Projeto da UFPR oferece treinamento gratuito de futebol para meninas
Com o objetivo de trabalhar o desenvolvimento integral de meninas entre 10 e 14 anos através da prática...
Inscrições para cursos extensivos do Celin para novos alunos iniciam em 7 de agosto
As inscrições para os cursos extensivos ofertados pelo Centro de Línguas e Interculturalidade (Celin)...