logo_branca_ufpr

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ


UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

Doutorandos da Biologia Celular e Molecular apresentam 51 trabalhos de pesquisa

Evento dos doutorandos da Biologia Celular e Molecular 2012
Cerca de 5500 estudantes frequentam os mestrados e doutorados ofertados pelos diferentes Programas de Pós-Graduação da UFPR. As perspectivas para 2014 são bastante positivas, entre elas, está o apoio financeiro solicitado pela comunidade científica, para publicação de artigos (Extrato A). Além disso, há motivos para comemoração já que a Universidade conquistou, no início deste mês, elevação nos conceitos emitidos pela Capes, em diversos cursos de pós-graduação.

O comentário, feito pela professora Vânia Vicente, coordenadora geral dos Programas de Pós-Graduação da UFPR, abriu o Evento Anual dos Doutorandos da Biologia Celular e Molecular, realizado no último dia 13, no anfiteatro 10 do Setor de Ciências Biológicas.

Participantes do evento anual da Biologia Celular e Molecular. Foto: Celsina Favoritoo

O encontro reuniu cerca de 200 docentes, pesquisadores e alunos da graduação e pós-graduação e iniciou a programação com a palestra “Microambiente tumoral como alvo para terapia experimental: desafios e oportunidades”, proferida pelo professor da USP Roger Chammas, reconhecido internacionalmente pelas pesquisas que desenvolve na área de câncer.

Roger Chammas profere palestra no evento anual da Biologia Celular e Molecular (2013)

Projetos dos Doutorandos

Na seqüência, 51 doutorandos do Programa de Biologia Celular e Molecular, conceito 5 nas três últimas avaliações da Capes, apresentaram, sob a forma de pôster, os projetos de pesquisa que desenvolvem. As propostas apresentadas foram avaliadas por convidados de diversos departamentos da UFPR e de outras instituições de ensino superior.

Essas avaliações, explica os professores Edvaldo Trindade e Marco Randi, coordenador e vice-coordenador, respectivamente, do Programa de Biologia Celular e Molecular, “são fundamentais para que os doutorandos coletem sugestões e façam ajustes em suas produções científicas”.

Meta Futura

Em 34 anos de funcionamento, o Programa – implantado em 1979 com o mestrado em Morfologia – passou por diversas estruturações e, atualmente, além da área de concentração em Biologia Celular e Molecular também oferta a de Fisiologia. Até dezembro de 2012 foram apresentadas 264 dissertações de mestrado e defendidas 60 teses de doutorado.

A meta futura é, segundo os professores Edvaldo da Silva Trindade e Marco Antonio Ferreira Randi, fazer com que o Programa seja uma “referência no sul do País, já que é amplo, multidisciplinar e de qualidade. Atualmente, atuam no Programa professores dos Departamentos de Biologia Celular, de Fisiologia e de Patologia Básica; e de pesquisadores do Instituto Carlos Chagas (ICC – FioCruz).

Foto: Arquivo do Programa de Pós-Graduação em Biologia Celular e Molecular

O Programa também conta, para uma melhor qualificação do futuro pesquisador, com colaborações de universidades brasileiras e do exterior. Entre elas estão Institute Pasteur (França), Virginia Commonwealth University (EUA), Université du Québec (Canadá), University of Moncton (Canadá), University of Georgia (EUA), Water Research Institute (Canadá), Fishes and Oceans (Canadá), University of Davis (EUA), Universitat de Barcelona (Espanha), McMaster University (Canadá), Harvard University (EUA) e Yale University (EUA). Essas colaborações se traduzem em intercâmbios de alunos e docentes.

Celsina Favorito

Sugestões

Progepe lança atividade de saúde e longevidade para aposentados
Aposentadoria nunca foi sinônimo de inatividade. Pensando na qualidade de vida dos servidores aposentados,...
Ciência UFPR: Molécula-ímã tem potencial para revelar a bioquímica por trás de doenças
Desenvolvido na UFPR por parceria internacional, magneto molecular Dy(pn)Cl pode ajudar a investigar...
“A SBPC é a marca de que o Brasil acredita e produz ciência da mais alta qualidade”, diz ministra do MCTI
Entre 23 e 29 de julho, aconteceu na Universidade Federal do Paraná (UFPR) a 75ª Reunião Anual da Sociedade...
Série sobre a ciência produzida nas Universidades brasileiras estreia na TV Brasil
A série “Cientistas do Brasil” é uma produção que mostra a ciência produzida por pesquisadores das Instituições...