A Universidade Federal do Paraná teve aprovados integralmente três projetos de Residência Multiprofissional da Saúde apresentados no Processo de Seleção do Ministério da Educação para o ano de 2012. Foram aprovados os Programas de Medicina Veterinária do Hospital Veterinário de Curitiba com 21 bolsas, o de Medicina Veterinária do Hospital Veterinário do campus Palotina com seis bolsas, e o de Cirurgia Bucomaxilofacial da Odontologia com duas bolsas. A mais expressiva participação no edital foi da UFPR, recebendo pouco mais de 18 por cento do total das bolsas.
A articulação da apresentação das propostas da UFPR foi realizada pelo vice-reitor professor Rogério Andrade Mulinari, com a cooperação do professor Ângelo Luiz Tesser, diretor de Ensino, Pesquisa e Extensão do HC. “O processo de cadastramento foi exaustivo e contou com a participação incansável da farmacêutica Vania Andrigeski, coordenadora da Residência Multiprofissional em Saúde do Hospital de Clínicas da UFPR”, explicou o vice-reitor. Também participaram do processo os coordenadores das respectivas áreas, professores Flavio Shigueru Jojima e Anderson Luiz de Carvalho do curso de Medicina Veterinária de Palotina, Fabiano Montiani Ferreira do curso de Medicina Veterinária do Setor de Ciências Agrárias de Curitiba e Nelson Rebellato do curso de Odontologia do Setor de Ciências da Saúde.
“O sucesso na aprovação integral foi alcançado levando em conta que todos os três programas tinham suporte financeiro assegurado pela Administração Central e estavam em pleno funcionamento. Além da aprovação das bolsas, os programas receberam a importante chancela da certificação pelo MEC”, informou o professor Mulinari.