logo_branca_ufpr

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ


UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

Projetos de estudantes de Arquitetura recebem menção honrosa de universidade canadense

projeto de ponto de ônibus de vidro
projeto de ponto de ônibus de vidro

Dois projetos de abrigos para pontos de ônibus utilizando energia renovável desenvolvidos por estudantes de graduação em Arquitetura da Universidade Federal do Paraná, receberam menção honrosa no concurso de projetos de Arquitetura promovido pela Universidade de Concórdia, em Montreal (Canadá). A UFPR foi representada com 12 projetos. Os alunos deveriam desenvolver uma estrutura que proporcionasse conforto térmico durante todo o ano para uma cidade que registra temperaturas abaixo de zero nos meses de inverno. Outro requisito era o aproveitamento das fontes de energia renováveis existentes no local. Os alunos da UFPR, orientados pelo professor Aloísio Leoni Schmid, fizeram projetos utilizando energia solar fotovoltaica, entre outras técnicas.

Um dos projetos selecionados utiliza vidro, inclusive na cobertura e o outro priorizou a madeira que é abundante no Canadá, com ventilação forçada por dutos subterrâneos, utilizando uma tecnologia que permite a transformação de temperaturas de até quinze graus negativos em positivas, de acordo com o professor Aloísio Schmid. Os três primeiros lugares foram concedidos a estudantes canadenses. Os 12 projetos da UFPR inscritos no concurso serão publicados em um catálogo que a universidade publica com a intenção de incentivar os jovens para a pesquisa.

projeto de ponto de ônibus de madeira
projeto de ponto de ônibus de madeira

A equipe que apresentou o projeto com estrutura de madeira é integrada por Gabriel Tomich, Nicolas Marques, Pedro Junger e Daniela Moro. A outra, que propõe um ponto de ônibus fechado é formada por Alessandra Leitão Montani, Giulliano Zanlorenzi, Gustavo Paris, Jean Nkaya Kashala, Juliana Hirayama e Larissa Tami Shinohara. Para desenvolver os projetos os estudantes tiveram aulas sobre questões financeiras, como orçamentos e custos de materiais.Os projetos podem ser vistos no link http://www.ideas-be.ca/competition-submissions.html.

por: Maria de Lurdes Welter Pereira

Sugestões

Progepe lança atividade de saúde e longevidade para aposentados
Aposentadoria nunca foi sinônimo de inatividade. Pensando na qualidade de vida dos servidores aposentados,...
Ciência UFPR: Molécula-ímã tem potencial para revelar a bioquímica por trás de doenças
Desenvolvido na UFPR por parceria internacional, magneto molecular Dy(pn)Cl pode ajudar a investigar...
“A SBPC é a marca de que o Brasil acredita e produz ciência da mais alta qualidade”, diz ministra do MCTI
Entre 23 e 29 de julho, aconteceu na Universidade Federal do Paraná (UFPR) a 75ª Reunião Anual da Sociedade...
Série sobre a ciência produzida nas Universidades brasileiras estreia na TV Brasil
A série “Cientistas do Brasil” é uma produção que mostra a ciência produzida por pesquisadores das Instituições...