logo_branca_ufpr

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ


UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

Projeto Veterinário Mirim, da UFPR, ganha prêmio nacional por ser lei na Lapa/PR

 

Veterinários Mirins em Pinhais (fotos divulgaçao)
Veterinários Mirins em Pinhais (fotos divulgaçao)

O projeto Veterinário Mirim, criação do Departamento de Medicina Veterinária da UFPR, ganhou no último dia 28 de abril o troféu Destaque Nacional da União dos Vereadores do Brasil 2016 em Brasília, por uma Lei municipal do vereador Célio Guimarães, da Lapa/PR. O projeto é realizado naquela cidade desde 2014 com alunos de escolas municipais, visando ações educativas que incentivem a guarda responsável de animais. O Troféu Destaque Nacional da União dos Vereadores do Brasil tem como foco ações públicas inovadoras

Ao propor que o projeto de tornasse lei municipal,  em 2015, o vereador Célio Guimarães quis evitar a suspensão das atividades na troca de gestões municipais. As ações do Veterinário Mirim são aplicadas na Lapa para crianças do quinto ano do Ensino Fundamental. Em 2014,  o programa conseguiu 100% de adesão das escolas municipais.

Três outras cidades também realizam projetos Veterinário Mirim.  Em Pinhais, desde 2006 o Centro de Controle de Zoonoses atua com o programa nas escolas do município, desenvolvendo a educação em saúde, bem-estar animal, guarda responsável e zoonoses. O objetivo também é ter a participação ativa da comunidade em políticas públicas no controle de animais e zoonoses, e a inserção do Médico Veterinário na sociedade, melhorando a forma de propagação de informações em saúde animal e saúde pública. Todos os anos, as crianças recebem orientação em relação aos temas propostos e participam de um concurso onde desenvolvem trabalhos sobre os assuntos abordados. Os prêmios são visitas ao Hospital Veterinário da UFPR, nas quais os ganhadores vivenciam o trabalho dos profissionais e desenvolvem atividades lúdicas, além de terem a oportunidade de um contato mais próximo com os animais.

Em São José dos Pinhais, o Veterinário Mirim existe há seis anos. Em Curitiba, depois de seis anos de realização, o projeto foi suspenso no ano passado.

 

Sugestões

Capitães da areia é a obra do mês de agosto do Clube do Livro
A segunda temporada do Clube do Livro, promovida pelo Sistema de Bibliotecas (SiBi) da Universidade...
Projeto de extensão Ciência para Todos está com inscrições abertas para alunos da UFPR
O projeto de extensão “Ciência para Todos” está com inscrições abertas para o processo seletivo e trainee....
Projeto da UFPR oferece treinamento gratuito de futebol para meninas
Com o objetivo de trabalhar o desenvolvimento integral de meninas entre 10 e 14 anos através da prática...
Inscrições para cursos extensivos do Celin para novos alunos iniciam em 7 de agosto
As inscrições para os cursos extensivos ofertados pelo Centro de Línguas e Interculturalidade (Celin)...