Projeto Solo na Escola oferta cursos para professores

14 agosto, 2013
18:37
Por
0
Ensino e Educação

Professores têm aulas práticas sobre solos - Foto: Projeto Solo na Escola


Professores dos anos iniciais da Secretaria Municipal de Educação de Curitiba iniciam um curso do Projeto Solo na Escola da UFPR nesta quinta-feira (15). Ministrado por professores do Departamento de Solos e Engenharia Agrícola do Setor de Ciências Agrárias, o curso tem como objetivo atualizar professores do ensino fundamental sobre aspectos básicos do conhecimento dos solos, sua relação com o uso agrosilvipastoril e urbano, através de palestra e prática de campo.

No dias 7 e 8 de agosto, professores da rede estadual de educação do Paraná e Santa Catarina participaram do XXI Curso de Solos. O evento foi promovido em parceria com a Secretaria de Estado da Educação e o Núcleo Regional Paraná da Sociedade Brasileira de Ciência do Solo e contou com participantes de Curitiba, Almirante Tamandaré, Quatro Barras, Campina Grande do Sul, Colombo, Bocaiúva do Sul, São José dos Pinhais, Fazenda Rio Grande, Campo Largo, e Lages (SC). Na mesma semana, foi disponibilizado, para download gratuito, o livro “O Solo no Meio Ambiente ─ abordagem para professores do ensino fundamental e médio”, produzido pelo Projeto Solo na Escola.

O curso ministrado para professores estaduais foi uma continuidade do trabalho feito no início do ano, com a distribuição da cartilha “Conhecendo o Solo” e do “Mapa Simplificado de Solos do Estado do Paraná” a todas as escolas estaduais, bem como do vídeo “Conhecendo o Solo”, produzido em parceria com a TV Paulo Freire. Todos estes materiais didáticos estão disponíveis na página Projeto Solo na Escola/UFPR e no Facebook.

Professores durante XXI Curso de Solos Para Professores - Foto: Projeto Solo na Escola

Prêmio
No mês de julho, o Projeto Solo na Escola/UFPR recebeu homenagem durante o XXXIV Congresso Brasileiro de Ciência do Solo (CBCS) pela “relevante contribuição para o desenvolvimento da Ciência do Solo no Brasil”.

Criada em 2002, a iniciativa já recebeu mais de dez mil estudantes e professores do ensino fundamental e médio, através de visitas guiadas, cursos, eventos e palestras. O projeto também se destaca na popularização da ciência do solo na internet, disponibilizando material para professores.

Sugestões

14 agosto, 2023

Desenvolvido na UFPR por parceria internacional, magneto molecular Dy(pn)Cl pode ajudar a investigar o ambiente químico em torno […]

10 agosto, 2023

No último dia 03, aconteceu a posse da nova Direção do Setor Palotina, Gestão 2023 – 2027, com […]

09 agosto, 2023

O projeto de extensão “Pré-Vestibular Comunitário”, do setor Palotina da Universidade Federal do Paraná (UFPR), está com inscrições […]

07 agosto, 2023

A série “Cientistas do Brasil” é uma produção que mostra a ciência produzida por pesquisadores das Instituições Federais […]