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Projeto “Sextas na Pós” debate o ensino de Ciências para a justiça social – 21 de outubro

O debate sobre o tema “Ensino de Ciências para a justiça social” marca a edição desta sexta-feira (21) do projeto “Sextas na Pós”, parceria entre os Programas de Pós-Graduação de Educação e de Letras da UFPR. A atividade acontece ao vivo pelo canal do youtube, das 19h às 21h, e será coordenada pelos professores do PPGE Ivanilda Higa, Orliney Maciel Guimarães, Roberto Dalmo e Patrícia Pereira.

Durante o encontro, serão apresentadas pesquisas de discentes que problematizam a relação da justiça social no ensino de ciências; nas interfaces com estudos de gênero e sexualidade na educação e ainda reflexões de sensibilização para a justiça social.

Em sua apresentação, a doutoranda do PPGE, Debora Larissa Brum, propõe a discussão do entendimento sobre justiça social e a justiça social no ensino de ciências e conduz a reflexões a partir dos princípios educacionais de Paulo Freire de modo a articular possibilidades da Educação CTS (Ciência, Tecnologia e Sociedade) com o ensino temático. No âmbito da escola, a pesquisaodra destaca que a promoção da justiça social tem no ensino de ciências/educação um instrumento de desvelamento e que a transformação é uma tarefa coletiva. Graduada em Licenciatura em Física, mestre em Educação também pelo programa, Debora é professora de Física na rede pública de educação do estado do Paraná.

O mestre em Educação pelo PPGE, Ayrton Izaias de Oliveira, apresenta uma articulação entre a temática da justiça social e os estudos de gênero e sexualidade na educação, trazendo um recorte de gênero para pensar o tema central do encontro. Na sequência, aborda algumas vivências de sala de aula com questões de gênero e como a formação inicial do professor pode ser um diferencial no que tange à justiça social. Ele é graduado em Licenciatura em Ciências Biológicas e professor da área na rede pública de educação do estado do Paraná.

A mestranda em Educação pelo PPGE, Sandra Soceki da Rocha, traz em sua proposta para o evento, temas relacionados à sua realidade em sala de aula como professora de Ciências do 6º ao 9º ano da rede estadual. Nos exemplos, ela destaca as “insurgências”, conforme conceito de Catherine Walsh, realizadas em suas aulas a fim de oportunizar espaços para reflexão e discussão. O objetivo é promover olhar/sensibilização para a justiça social dentro do currículo pré-estabelecido estruturado/moldado pela mantenedora, em um processo constante, buscando incluir materiais (textos/vídeos e questionamentos) nos mais diversos temas. Ela é graduada em Licenciatura em Ciências Biológicas.

Projeto Sextas na Pós
Data: 21 de outubro
Horário: das 19h às 21h
Transmissão: aqui

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