Projeto “Parcerias pela Leitura” traz discussões sobre leitura e aprendizagem no Campus Rebouças – 25 de junho

21 junho, 2022
17:04
Por
0
Ciência e Tecnologia

No próximo sábado (25/6), o projeto “Parcerias pela leitura” promove encontros com temas relacionados à leitura e ao aprendizado.

O primeiro é palestra “Vivências reflexivas sobre ensino/aprendizagem de leitura e escrita por alunos surdos”, com a mestre em Educação da UFPR Suellym Opolz. A segunda atividade é uma mesa-redonda sobre a literatura de temática afro-brasileira e a pesquisa com crianças, com a professora Lucimar Rosa Dias. Por fim, a mesa-redonda “Me ensina a olhar: sobre escrever poesia para crianças”, será conduzida por mestre em Psicologia Adriana Barreta Almeida.

Os encontros acontecem na sala 114 do Campus Rebouças. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas pelo formulário disponível aqui.

O evento ocorre em parceria com a Ler.com – Associação de leitura e escrita (“Sábados com a Ler”). O “Parcerias pela leitura” é organizado pelas professoras Suzete Bornatto e Fernanda Veloso do Departamento de Teoria e Prática de Ensino (DPTEN) e, a cada último sábado do mês, traz eventos relacionados à literatura no Campus Rebouças da UFPR.

Serviço

Data: 25 de junho

Local: Campus Rebouças, sala 114

9h – 10h20 

Palestra “Vivências reflexivas sobre ensino/aprendizagem de leitura e escrita por alunos surdos”

Participante:

Suellym Opolz –  Mestre em Educação pela UFPR. Atua na rede municipal de São José dos Pinhais e pesquisa a prática de letramento na educação de surdos.  

10h30 – 12h 

I – Mesa-redonda “Expressão do universo infantil: poesia e prosa”

Participante:

Lucimar Rosa Dias –  Autora de livros de literatura infantil e coordenadora do ErêYá – Grupo de Estudos em Educação para as Relações Étnico-raciais. Professora do Setor de Educação da UFPR. 

II – Mesa-redonda “Me ensina a olhar”: sobre escrever poesia para crianças 

Participante:

Adriana Barreta Almeida – Especialista em Literatura Infantojuvenil e mestre em Psicologia. Publicou diversos títulos para leitores da  infância à vida toda. Faz parte da coordenação do “Era Uma Vez”, coletivo de autores de literatura infanto-juvenil de Curitiba.  

Mediação: Fernanda Veloso,  professora do Setor de Educação da UFPR.

As vagas são limitadas e a participação será certificada pela PROEC.

Inscrições: https://docs.google.com/forms/d/1HigZjuek0z5BcupEswTF_xVWwN8bhE2mfcPd8MLGtSQ/edit

 

Sugestões

14 agosto, 2023

Desenvolvido na UFPR por parceria internacional, magneto molecular Dy(pn)Cl pode ajudar a investigar o ambiente químico em torno […]

10 agosto, 2023

No último dia 03, aconteceu a posse da nova Direção do Setor Palotina, Gestão 2023 – 2027, com […]

09 agosto, 2023

O projeto de extensão “Pré-Vestibular Comunitário”, do setor Palotina da Universidade Federal do Paraná (UFPR), está com inscrições […]

07 agosto, 2023

A série “Cientistas do Brasil” é uma produção que mostra a ciência produzida por pesquisadores das Instituições Federais […]