Traduzir conceitos científicos sobre o coronavírus em uma linguagem acessível para a população. Esse é o objetivo do projeto de extensão “O corpo desvendado”, do Departamento de Anatomia da UFPR.
Coordenado pela professora Djanira Aparecida da Luz Veronez, o projeto foi criado em 2017 para divulgar informações a respeito do corpo humano, da sua complexidade funcional e de suas doenças, por meio de visitas guiadas no Museu de Anatomia da UFPR e palestras em escolas.
No entanto, a pandemia houve uma reformulação das ações. Desde setembro de 2020, a equipe composta por professores da Anatomia e estudantes dos cursos de Medicina, Biomedicina, Fisioterapia, Artes Visuais e Engenharia Química produzem conteúdos no Facebook e Instagram, para ampliar a formação dos extensionistas, disseminar conhecimentos sobre os riscos de infecção pelo coronavírus e desmistificar fake news.
Nesse período, os estudantes desenvolveram materiais gráficos sobre diversos assuntos relacionados à Covid-19, como trombose pulmonar, doenças do sistema nervoso e as portas de entrada do vírus no organismo. Além disso, foram divulgadas minipalestras sobre higiene das mãos; exercício físico; gestação; alcoolismo; saúde mental e outros temas associados ao contexto da pandemia.


A equipe também elaborou dois capítulos de e-books que estão disponíveis gratuitamente: um sobre o impacto da Covid em doenças hepáticas e outro sobre as percepções emocionais relacionadas ao isolamento social durante a pandemia.
O projeto está com vagas abertas para novos integrantes para continuar trabalho de forma multidisciplinar. Podem participar estudantes e cursos de Enfermagem, Farmácia, Odontologia, Ciências Biológicas, Licenciaturas, entre outros. Os interessados podem entrar em contato pelo e-mail corpodesvendado@gmail.com
Crédito da imagem de destaque: por pch.vector, freepik