logo_branca_ufpr

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ


UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

Projeto Fazenda na Escola oferece educação ambiental para professores e alunos da rede pública

 

Professores em aula sobre sementes (fotos Silvano Kruchelski)

Levar o conhecimento sobre terra, plantas e animais para dentro da sala de aula, de forma prática, é o objetivo do projeto “Fazenda na Escola”,  que está começando na Universidade Federal do Paraná. Fruto do trabalho do mestrando Silvano Kruchelski, o projeto de educação ambiental terá duas fases. A primeira será o treinamento de professores da rede pública de ensino e a segunda, a visita dos estudantes à Fazenda do Cangüiri, fica na região de Pinhais e pertence à UFPR.

Dando início ao projeto,  27 docentes de escolas municipais de Curitiba estão frequentando a UFPR para cursos rápidos sobre fisiologia vegetal e fotossíntese, identificação e cultivo de plantas medicinais, agricultura sustentável, morfologia de sementes,  interferência e importância de animais e árvores no ambiente produtivo, produção de hortaliças, hortas e adubação, entre vários outros temas. A ideia é oferecer formação continuada aos professores sobre aspectos básicos do conhecimento sobre a produção de alimentos com sustentabilidade, e sua relação com a vida urbana, possibilitando ao docente levar o conteúdo aprendido para a realidade do ambiente escolar.

Aula na Fazenda do Canguiri (foto Silvano Kruchelski)

A segunda fase, prevista para começar em maio, será com crianças de 8 a 11 anos de 17 escolas de Curitiba selecionadas para participar do projeto. Elas serão levadas para visitas pedagógicas à Fazenda do Canguiri. Com isso, o objetivo é aproximar a criança do meio rural produtivo, para que ela tenha contato com os processos primários de produção de alimentos. Os estudantes poderão observar a criação de animais (ovelhas, gado, aves), agricultura orgânica, integração entre lavoura-pecuária e floresta, os tratores e funcionários trabalhando. Estão previstas 34 visitas, com 30 a 40 crianças por viagem.

Ao final do projeto, que deve terminar em setembro, Silvano Kruchelski irá analisar os resultados. O material deverá ser utilizado em sua dissertação em Produção Vegetal na UFPR, que tem como tema “Avaliação do Impacto Educacional em Professores e Alunos do Ensino Fundamental Através do Projeto Fazenda na Escola”.

Sugestões

Progepe lança atividade de saúde e longevidade para aposentados
Aposentadoria nunca foi sinônimo de inatividade. Pensando na qualidade de vida dos servidores aposentados,...
Ciência UFPR: Molécula-ímã tem potencial para revelar a bioquímica por trás de doenças
Desenvolvido na UFPR por parceria internacional, magneto molecular Dy(pn)Cl pode ajudar a investigar...
“A SBPC é a marca de que o Brasil acredita e produz ciência da mais alta qualidade”, diz ministra do MCTI
Entre 23 e 29 de julho, aconteceu na Universidade Federal do Paraná (UFPR) a 75ª Reunião Anual da Sociedade...
Série sobre a ciência produzida nas Universidades brasileiras estreia na TV Brasil
A série “Cientistas do Brasil” é uma produção que mostra a ciência produzida por pesquisadores das Instituições...