logo_branca_ufpr

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ


UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

Projeto EnvelheSendo garante saúde e lazer a idosos

A UFPR está se destacando na oferta de programas de extensão voltados aos idosos. Além do Universidade Aberta da Maturidade (UAM), que tem um leque variado de atividades educativas e culturais destinadas a este público, a Universidade mantém  desde setembro do ano passado – mais um projeto de extensão focado nos idosos: o EnvelheSendo.

Promovido pelo Departamento de Educação Física, no Campus Jardim Botânico (Rua Coração de Maria, 92), em Curitiba, o projeto oferece neste semestre aos seus alunos um programa de danças e atividades rítmicas. Os participantes têm idade entre 60 e 79 anos. Gratuitas, as aulas começaram no último dia 7 e acontecem às terças e quintas-feiras, das 15h30 às 16h30. Os professores são acadêmicos do curso, uma bolsista e um aluno de Educação Física formado pela Faculdade de Artes do Paraná (FAP) com experiência em dança.

A coordenadora do projeto, professora Lucélia Borges, explica a importância do EnvelheSendo. “Queremos contribuir para o envelhecimento saudável dos idosos”, diz. Lucélia esclarece que a atividade desenvolvida neste semestre difere da dança contemporânea. “Não é uma dança com técnica e movimentos bem definidos. Pensamos na ideia de resignificar estas práticas, desenvolvidas especialmente para eles. Queremos que o idoso perceba o envelhecimento que acontece com seu corpo por meio da música”.

Saúde e diversão

Para a aposentada Marieta Paulin Scariante, que foi aluna do Universidade Aberta da Maturidade, a dança está sendo muito útil. “A dança traz uma leveza ao corpo. Na idade em que estamos, isso é muito importante”, avalia Marieta, que iniciou a atividade em setembro do ano passado. A pensionista Lia Adeodato, também ex-aluna do UAM,  diz que está se divertindo com o projeto. “De outra forma, eu não faria dança. E quem não gosta de dançar, não é mesmo?”

Os interessados em participar do projeto podem se inscrever pelo telefone 41-3360-4325 ou pelo e-mail projetoenvelhesendo@gmail.com. Basta apresentar um atestado médico comprovando sua capacidade de desenvolver as atividades. O EnvelheSendo tem ainda uma página no Facebook, que pode ser acessada neste link.

 

 

 

Sugestões

Capitães da areia é a obra do mês de agosto do Clube do Livro
A segunda temporada do Clube do Livro, promovida pelo Sistema de Bibliotecas (SiBi) da Universidade...
Projeto de extensão Ciência para Todos está com inscrições abertas para alunos da UFPR
O projeto de extensão “Ciência para Todos” está com inscrições abertas para o processo seletivo e trainee....
Projeto da UFPR oferece treinamento gratuito de futebol para meninas
Com o objetivo de trabalhar o desenvolvimento integral de meninas entre 10 e 14 anos através da prática...
Inscrições para cursos extensivos do Celin para novos alunos iniciam em 7 de agosto
As inscrições para os cursos extensivos ofertados pelo Centro de Línguas e Interculturalidade (Celin)...