O trabalho da enfermeira Valéria Cristina Lopes Gallo, do Complexo Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Paraná (CHC-UFPR), foi premiado durante o 23º Congresso Brasileiro dos Conselhos de Enfermagem (CBCENF), realizado de 27 a 30 de setembro. “Criação e validação da matriz de design instrucional para MOOC de continuidade do cuidado para enfermeiros” foi o primeiro colocado no eixo temático “Políticas Públicas, Educação e Gestão”.
A partir de sua vivência como enfermeira de ligação do Serviço de Gestão de Altas do CHC-UFPR/Ebserh, Valéria Gallo constatou a necessidade de um trabalho que permitisse a continuidade do cuidado, pela atenção primária, após a alta hospitalar dos pacientes. Ao ingressar no mestrado profissional em enfermagem da UFPR, Valéria se aprofundou no tema e, junto com professoras orientadoras, realizou um projeto que prevê a realização de um curso de qualificação no processo de continuidade do cuidado destinado, especialmente, aos profissionais de enfermagem da atenção primária.
Parte do projeto desenvolvido para construir o curso – a matriz de design instrucional para MOOC de continuidade do cuidado para enfermeiros – foi apresentado no 23º CBCENF e recebeu a premiação. Outros dois eixos temáticos – Tecnologias, Pesquisa, Cuidado e Cidadania e Ética, Legislação e Trabalho também premiaram o primeiro colocado. Foram 1.125 trabalhos inscritos no evento que reuniu, de forma virtual, mais de 26 mil inscritos.
MOOC
Massive Open Online Course (MOOC) é um tipo de curso aberto oferecido por meio de ambientes virtuais de aprendizagem com o objetivo de ofertar conhecimentos a um grande número de alunos. Porém, para chegar até a construção do MOOC foi necessário passar por várias etapas. A criação e validação de uma matriz de design instrucional foi uma delas. Essa matriz foi feita a partir de estudos prévios de revisão integrativa de literatura e pesquisa de campo com enfermeiros que atuam na atenção primária de saúde, que possibilitou a seleção e organização dos tópicos de conteúdos para o MOOC.
Para compor a matriz de design instrucional, foram definidos os objetivos de aprendizagem do curso e dos módulos integrantes, papéis dos envolvidos, mapeamento e sequência das atividades, estratégias e conteúdo, duração, seleção de mídias e ferramentas a serem adotadas e avaliação. “O curso está em processo de finalização e deve ser lançado ainda em outubro, para acesso gratuito, no ambiente virtual da UFPR”, conta Valéria.
Com informações do CHC-UFPR/Ebserh
Já está disponível a avaliação de cursos e disciplinas do segundo semestre do ano letivo de 2024. Alunos […]
Pesquisadores do Núcleo de Fixação Biológica de Nitrogênio da UFPR trabalharam décadas para criar inoculante que alavanca produção na agricultura.
A exposição “Nhande Mbya Reko: Nosso Jeito de Ser Guarani”, do Museu de Arqueologia e Etnologia da Universidade […]
O Centro de Estações Experimentais – Fazenda Canguiri da Universidade Federal do Paraná (UFPR) recebeu doze novos equipamentos […]