ufpr_bcopng

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ


UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

Projeto de Pesquisa Tichis da UFPR promove atividades

O Projeto de Pesquisa Tichis na UFPR, que reúne os cursos de Arquitetura e Urbanismo, Engenharia Civil, Expressão Gráfica, Design e o Mestrado em Construção Civil, está promovendo três atividades durante este ano. Essas atividades visam fortalecer os laços multidisciplinares que envolvem os atuais e os futuros profissionais destas áreas, além de difundir o conceito Building Information Modeling (BIM) entre os acadêmicos e docentes. A primeira iniciativa desta série será a palestra “Autodesk Brasil”, programada para esta quarta-feira (25), às 10 horas, no Auditório do Prédio da Administração do Centro Politécnico. As inscrições podem ser feitas gratuitamente no site http://pesquisatichis.blogspot.com.br

Na sequência, serão realizados, em datas a serem definidas, o curso/Workshop Autodesk ─ UFPR e o Ateliê Multidirecional UFPR em BIM . Juntas, as ações integram o “Circuito de Atividades Arquitetura, Engenharia e Construção (AEC) ─ Palestra BIM & AEC”. O Projeto de Pesquisa Tichis na UFPR prevê o desenvolvimento de soluções inovadoras em Tecnologia de Informação e Comunicação aplicadas à construção e à Arquitetura. Essas técnicas visam à melhoria da qualidade e produtividade do segmento da habitação de interesse social, com destaque para a Building Information Modeling (BIM) ─ uma das soluções para o gerenciamento de projetos, simulação de desempenho e operação de edificações.

Autodesk ─ Como parceira dessa ideia, a Autodesk Brasil, empresa que desenvolve ferramentas utilizando esses conceitos, está oferecendo o apoio necessário para que a UFPR esteja à frente deste novo formato de concepção de projeto. Além da Federal do Paraná, mais sete universidades participam do Tichis: as federais de São Paulo (USP); Rio Grande do Sul (UFRGS); Bahia (UFB); Ceará (UFC); a Estadual de Campinas (Unicamp) e a Presbiteriana Mackenzie (UPM).

Sugestões

Progepe lança atividade de saúde e longevidade para aposentados
Aposentadoria nunca foi sinônimo de inatividade. Pensando na qualidade de vida dos servidores aposentados,...
Ciência UFPR: Molécula-ímã tem potencial para revelar a bioquímica por trás de doenças
Desenvolvido na UFPR por parceria internacional, magneto molecular Dy(pn)Cl pode ajudar a investigar...
“A SBPC é a marca de que o Brasil acredita e produz ciência da mais alta qualidade”, diz ministra do MCTI
Entre 23 e 29 de julho, aconteceu na Universidade Federal do Paraná (UFPR) a 75ª Reunião Anual da Sociedade...
Série sobre a ciência produzida nas Universidades brasileiras estreia na TV Brasil
A série “Cientistas do Brasil” é uma produção que mostra a ciência produzida por pesquisadores das Instituições...