O projeto de pesquisa “Neuromarketing aplicado nos estudos de Branding e de Consumo”, desenvolvido pela professora Letícia Salem Herrmann Lima, coordenadora do curso de Comunicação Institucional, localizado no Setor de Educação Profissional e Tecnológica (SEPT) da Universidade Federal do Paraná (UFPR), estabeleceu uma parceria com o Grupo Boticário.
Com ela, o projeto recebeu um eletroencefalograma (EEG) simples, que permitirá avaliar o comportamento de consumo dos participantes e entender como o cérebro se comporta nos quesitos de atenção e memorização. Isso será possível por meio da medição da atividade elétrica do cérebro. O estudo fará parte do projeto “Neurociência: consumo e emoções”.
A parceria com o Grupo Boticário surgiu em 2019, quando a professora Letícia percebeu que poderia realizar estudos empíricos durante a sua pesquisa sobre neuromarketing e branding. A parceria institucional foi mediada pela Agência de Inovação da UFPR. Através dela, foram realizados projetos conjuntos, como a realização de palestras e publicação de artigos.
Alunos de graduação e de pós-graduação e professores integrantes do Laboratório de Inovação em Neurociência do Consumo do SEPT e do projeto de extensão Sinapsense Next, ambos coordenados pela professora Letícia, estiveram presentes na entrega do equipamento.Também estiveram presentes, como parceiros do projeto do EEG, os professores Alexander Robert Kutzke, do curso de Tecnologia em Desenvolvimento de Sistemas; Thiago de Lima Prado e Sérgio Roberto Lopes, do curso de Física.
Pelo Grupo Boticário, participaram os pesquisadores da área de Ciências do Consumidor Amanda Prestes Serpe, Camila Flávia Oliveira, Juliano Bocca e Ana Raquel Inacio Firmino. O pesquisador do Núcleo de Estudos em Neurociência do Consumidor (NENC), Airton Rodrigues, também estava presente.
O dispositivo EEG deve permanecer no laboratório coordenado pela professora Letícia após o término da pesquisa para auxiliar em futuros projetos.


Por Thiago Fedacz, sob supervisão de João Cubas