Projeto de pesquisa da UFPR oferta curso para professores de língua portuguesa do ensino básico

06 julho, 2021
13:13
Por
0
Ensino e Educação

Professores do ensino básico público de todo o país podem se inscrever para o curso gratuito de “(trans)Formação continuada de professores de língua portuguesa – práticas plurilíngues para uma educação línguística democrática”, realizado pela Universidade Federal do Paraná. As inscrições podem ser feitas até o dia 23 de julho, neste link. Serão ofertadas 25 vagas para os professores de língua portuguesa, sendo cinco para cada região do país, por ordem de inscrição.

O curso está sendo desenvolvido no Programa de Pós-Graduação em Letras (PPG-Letras) da UFPR e faz parte da pesquisa de doutorado “A didática do plurilinguismo na (trans)formação continuada de professores de língua portuguesa do ensino público brasileiro: uma proposta de pesquisa-ação-formação”. O doutorando Sweder Souza, proponente do curso, explica que “o objetivo é evidenciar como a didática do plurilinguismo pode contribuir para melhores práticas pedagógicas no ensino-aprendizagem da língua portuguesa, numa perspectiva de educação para a democracia linguística”.

Através do curso, será possível analisar como os participantes apropriam essa perspectiva e pensar na renovação de práticas de ensino-aprendizagem. “Trata-se de um curso organizado como pesquisa-ação-formação, no qual todo o conhecimento será construído de forma colaborativa”, conta Souza. O propósito é que os professores participantes possam desenvolver as competências para a educação linguística, em seus contextos de trabalho, de forma transformativa e emancipadora.

A pesquisa é coordenada pela professora Fernanda Veloso, do Departamento de Teoria e Prática de Ensino (DTPEN) da UFPR, com orientação dos professores Francisco Calvo del Olmo, do Departamento de Letras Estrangeiras Modernas (DELEM) e PPG-Letras da UFPR e Maria Helena de Araújo e Sá, do Centro de Investigação em Didática e Tecnologia na Formação de Formadores (CIDTFF) da Universidade de Aveiro, de Portugal.

Será enviado um e-mail de confirmação, até o dia 30 de julho, com os dados de acesso ao curso para os inscritos que conseguirem vaga. As aulas serão realizadas de 02 de agosto a 04 de outubro de 2021, com carga horária de 60 horas. Os encontros síncronos serão nas segundas-feiras, das 8h às 12h, através da UFPR Aberta. Os participantes que obtiverem 75% de presença nas atividades síncronas receberão certificado em até 90 dias após o término do curso.

O curso tem apoio da UFPR através da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (PROEC), do Setor de Educação, do Setor de Ciências Humanas e do Programa de Pós-Graduação em Letras (PPG-Letras) e do CIDTFF da Universidade de Aveiro.

Sugestões

14 agosto, 2023

Desenvolvido na UFPR por parceria internacional, magneto molecular Dy(pn)Cl pode ajudar a investigar o ambiente químico em torno […]

10 agosto, 2023

No último dia 03, aconteceu a posse da nova Direção do Setor Palotina, Gestão 2023 – 2027, com […]

09 agosto, 2023

O projeto de extensão “Pré-Vestibular Comunitário”, do setor Palotina da Universidade Federal do Paraná (UFPR), está com inscrições […]

07 agosto, 2023

A série “Cientistas do Brasil” é uma produção que mostra a ciência produzida por pesquisadores das Instituições Federais […]