logo_branca_ufpr

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ


UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

Projeto de extensão levará proposta de equidade para escolas públicas de Pinhais

Garantir trajetórias mais equânimes em escolas consideradas vulneráveis, bem como o direito de aprender de todos e todas, é o objetivo do projeto de extensão “Nenhum (a) a menos na escola”, que está sendo desenvolvido pelo Setor de Educação da UFPR em parceria com a Secretaria Municipal de Educação de Pinhais.

A partir de um conjunto de indicadores observados em determinada escola, serão construídas metas e ações de combate às desigualdades e a favor de uma escola mais justa. Para tanto, participarão diferentes agentes, possibilitando a produção e/ou construção de conhecimento. “Pretendemos colaborar com o município na redução dos índices de retenção escolar e da baixa frequência e no aumento das taxas de aproveitamento escolar e aprovação dos alunos”, explica a coordenadora do projeto, professora Roberlayne Roballo.

A metodologia da proposta inclui cinco etapas: diagnóstico; mobilização conceitual; definição e efetivação de metas e ações; desenvolvimento e acompanhamento das ações; avaliação de percurso. Para realizar as etapas é fundamental o envolvimento de diversos agentes estratégicos. Alunos de graduação, professores, comunidade escolar e representantes da Secretaria de Educação de Pinhais colaboram para o êxito das atividades.

“Pretendemos promover maior integração entre o corpo discente da universidade e escolas básicas de ensino, ampliar o conhecimento sobre as dificuldades e desigualdades existentes, bem como, envolver os alunos de graduação participantes na definição e execução de ações que colaborem para o desenvolvimento pleno dos estudantes – garantia do direito de aprender – e para a aproximação das famílias com a escola da Rede Municipal”, comenta Roberlayne.

A parceria com o município de Pinhais ocorrerá por meio do fornecimento e levantamento dos dados que revelam desigualdades e vulnerabilidades, das discussões sobre o diagnóstico, do suporte e participação dos processos de formação continuada, das ações desenvolvidas com a comunidade educativa da escola, das avaliações do percurso e dos seminários.

Estão previstas, ainda, ações que promovam diálogos interdisciplinares entre professores e técnicos da universidade que atuam em diferentes áreas, por isso estão envolvidos no projeto representantes e estudantes do Setor de Educação, Comunicação Social, Sociologia, Gestão da Informação, entre outros.

O início dessas ações ocorrerá em setembro, porém, na universidade, os envolvidos já estão organizando o planejamento das atividades. A partir do segundo semestre deste ano, estudantes que desejem atuar como voluntários podem ingressar no projeto.

Sugestões

Post de Evento
Vai ser publicado um Edital sobre ……
Pré-Vestibular Comunitário da UFPR está com vagas remanescentes abertas
O projeto de extensão “Pré-Vestibular Comunitário”, do setor Palotina da Universidade Federal do Paraná...
Provar 2024: UFPR tem 804 vagas abertas em cursos de graduação, inscrições até 11/08
Esta é a última semana para inscrição de interessados em uma das 804 vagas em cursos de graduação oferecidas...
Mestrado acadêmico em Enfermagem recebe inscrições
O Programa de Pós-graduação em Enfermagem da Universidade Federal do Paraná oferece 24 vagas para o curso...