logo_branca_ufpr

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ


UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

Projeto de extensão leva assuntos de Astronomia à comunidade de Jandaia do Sul

Quem nunca se deparou admirando a beleza das estrelas, da lua ou de outros corpos celestes situados no espaço? A grandiosidade desses elementos, assim como as curiosas histórias que os cercam, são motivos de fascínio para muitos. Foi esse aspecto em comum que uniu integrantes do Campus Avançado de Jandaia do Sul na construção de um projeto de extensão para estudar de forma mais aprofundada a Astronomia.

O projeto Café com Astronomia existe desde 2016 e visa disseminar conhecimentos e estimular o interesse da comunidade pela Astronomia e pelas ciências em geral. Nos encontros promovidos pela iniciativa são realizadas apresentações de planetário, observações de corpos celestes e seminários sobre diversos temas da área.

De acordo com o idealizador e coordenador do projeto, professor Alexandre Prusch Züge, Astronomia é um assunto de interesse comum de diversos professores do Campus da UFPR em Jandaia.  Assim, em 2015 ele fundou um Clube de Astronomia, que funcionava como grupo de estudos. “Conversando com colegas experientes em extensão universitária, chegamos à conclusão de que devíamos iniciar um projeto de extensão, para que alunos pudessem participar e para atingirmos toda a comunidade, incluindo a população fora da academia”, conta.

Foto: Marcos Solivan

Atualmente o Café com Astronomia tem a participação de professores, voluntários e bolsistas e deseja atingir docentes e técnicos administrativos da universidade, professores da rede pública de ensino de Jandaia do Sul e região, alunos da educação básica e a comunidade em geral. “Em breve pretendemos iniciar ações nas escolas e, no ano que vem, ajudar na preparação dos alunos para participação na Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica”, relata Züge.

Além dos encontros semanais para orientação dos alunos, o projeto realiza seminários sobre Astronomia abertos à comunidade externa. Outra atividade promovida pelo grupo é a observação astronômica. Por meio de telescópios e binóculos, são feitas duas observações por semestre, para as quais os alunos preparam-se estudando o que estará visível no céu na data do evento e auxiliam os demais participantes. “Cada telescópio fica apontando para um objeto de interesse. O objetivo é propiciar para a comunidade a oportunidade de ver, por si mesmos, objetos famosos como Saturno e as crateras da Lua. A partir do que está sendo observado, divulgamos informações científicas”, explica o coordenador.

O Café com Astronomia é aberto a todos os alunos e eles podem ingressar por meio de processo seletivo que ocorre anualmente. Com a participação no projeto, os integrantes passam a ter mais contato com assuntos relacionados a Astronomia e Ciências em geral. “Para os estudantes esse conhecimento fortalece o ensino na universidade e permite contato com o público. Isso é particularmente importante para os alunos das Licenciaturas, em que a comunicação científica faz parte da futura profissão que eles exercerão”, comenta Züge.

Como o projeto não conta com equipamentos próprios – são utilizados os recursos pessoais dos integrantes – até setembro está sendo feita uma ação entre amigos, visando à compra de telescópios. Há o planejamento de palestras sobre diversos assuntos que serão proferidas por professores e alunos participantes. Também existe uma iniciativa de construção de maquetes e representação de solo de outros planetas. Todos os eventos promovidos são abertos à comunidade interna e externa.

Página do projeto: https://www.facebook.com/CafeComAstronomiaUFPR/

Sugestões

Capitães da areia é a obra do mês de agosto do Clube do Livro
A segunda temporada do Clube do Livro, promovida pelo Sistema de Bibliotecas (SiBi) da Universidade...
Projeto de extensão Ciência para Todos está com inscrições abertas para alunos da UFPR
O projeto de extensão “Ciência para Todos” está com inscrições abertas para o processo seletivo e trainee....
Projeto da UFPR oferece treinamento gratuito de futebol para meninas
Com o objetivo de trabalhar o desenvolvimento integral de meninas entre 10 e 14 anos através da prática...
Inscrições para cursos extensivos do Celin para novos alunos iniciam em 7 de agosto
As inscrições para os cursos extensivos ofertados pelo Centro de Línguas e Interculturalidade (Celin)...