Um canal no YouTube e uma revista didática foram duas das alternativas encontradas pelo projeto de extensão Química na Prática, o QuiPra, para continuar suas ações durante a pandemia de covid-19. As atividades, que antes se baseavam em visitações, suspensas desde a interrupção do calendário acadêmico da UFPR, foram adaptadas para o formato digital. “A ideia é incorporar essa nova forma de comunicação ao projeto pois nada substitui as visitas presenciais onde os alunos interagem com os experimentos. Entretanto, o meio digital é bastante útil porque pode ser utilizado pelos professores em sala de aula ou como atividade no estilo: ‘lição de casa'”, conta a professora Regina Maria Queiroz de Mello, que coordena ao projeto junto aos colegas Liliana Micaroni e Lauro Camargo Dias Júnior.
Segundo ela, o retorno dos professores que acessaram as novidades do projeto tem sido positivo. No Youtube, por exemplo, já há explicações sobre o vai e vem das cores, o relógio de iodo, entre outros. Na descrição de cada vídeo há, também, um link para que o professor faça o download do roteiro do experimento.


Já na revista, publicada em julho, é possível ter acesso a leituras e atividades como jogo de sete erros e labirintos. A temática “sabão” se relaciona diretamente a uma das questões mais urgentes trazidas pela pandemia: a necessidade de prevenção por meio da higienização.


Todo o processo esta sendo conduzido e executado por meio de bolsas oferecidas no edital extraordinário PROEC/UFPR. “Nessa modalidade remota existem dois alunos bolsistas que coordenam tudo: um aluno bolsista que é o apresentador do projeto e outro que cuida da revista. Alunos voluntários, em torno de quatro, auxiliam esses dois na edição das filmagens e na escrita e edição da revista”, comenta a professora.
O QuiPra tem o objetivo de despertar o interesse pela Química por meio de jogos químicos e de experimentos demonstrativos, selecionados e confeccionados por estudantes de graduação com orientação dos professores. Antes da pandemia, este trabalho era apresentado para estudantes e professores do nono ano do ensino fundamental e do ensino médio de escolas de Curitiba e região metropolitana, em visitas agendadas.
Saiba tudo sobre as ações da UFPR relacionadas ao coronavírus