logo_branca_ufpr

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ


UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

Projeto da UFPR vai usar realidade virtual para alertar população sobre tráfico de animais

 

O curso de Medicina Veterinária e a Agência Ziip, do curso de Comunicação Institucional da UFPR, promovem na próxima segunda-feira (28) uma atividade que vai usar a realidade virtual para alertar a população sobre o tráfico de animais selvagens. Quem passar pela frente do Prédio Histórico da UFPR, na Praça Santos Andrade, poderá utilizar óculos 360° para experimentar a sensação de ser capturado como um animal. Após a experiência, os organizadores irão entrevistar os participantes e todo o material será filmado para a produção de um vídeo de conscientização sobre o tema.

Estima-se que o tráfico de animais movimento em torno de R$ 7 bilhões de reais no Brasil entre 2005 e 2015 e que deixa 1173 espécies com chances de extinção. O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) aprende anualmente cerca de 50 mil animais silvestres em operações de fiscalização, mas estima que o comércio ilegal movimente um número muito maior que isso: cerca de 10 milhões de animais.

Em boa parte por causa do tráfico, hoje há 1.173 espécies da fauna brasileira ameaçadas de extinção.

Projeto Meu Bicho é Legal

A atividade na Praça Santos Andrade faz parte do projeto de extensão Meu Bicho é Legal, mantido pelo curso de Medicina Veterinária da UFPR desde 2013. O projeto utiliza peças teatrais, palestras e outras estratégias para conscientizar a população de Curitiba e região metropolitana sobre temais como o risco de extinção de animais brasileiros, as zoonoses transmitidas pelos animais em cativeiro e a importância dos animais no equilíbrio ecológico.

Para a experiência a realidade virtual, o projeto foi buscar a parceria do curso de Comunicação Institucional, ofertado no Setor de Educação Profissional e Tecnológica da UFPR. “Na comunicação institucional buscamos sempre impactar o público e sensibilizá-lo para a nossa causa. A ideia é que essa experiência marque os participantes, principalmente os jovens que convivem diariamente com a tecnologia”, diz a professora Ana Carolina de Araújo Silva, orientadora da Agência Ziip.

A atividade vai acontecer das 14 às 18 horas.

Para mais informações, acesse a página do Meu Bicho é Legal no Facebook.

Sugestões

Capitães da areia é a obra do mês de agosto do Clube do Livro
A segunda temporada do Clube do Livro, promovida pelo Sistema de Bibliotecas (SiBi) da Universidade...
Projeto de extensão Ciência para Todos está com inscrições abertas para alunos da UFPR
O projeto de extensão “Ciência para Todos” está com inscrições abertas para o processo seletivo e trainee....
Projeto da UFPR oferece treinamento gratuito de futebol para meninas
Com o objetivo de trabalhar o desenvolvimento integral de meninas entre 10 e 14 anos através da prática...
Inscrições para cursos extensivos do Celin para novos alunos iniciam em 7 de agosto
As inscrições para os cursos extensivos ofertados pelo Centro de Línguas e Interculturalidade (Celin)...