logo_branca_ufpr

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ


UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

Projeto da UFPR lança livro sobre o ensino da Astronomia nas escolas

O Projeto de Extensão Astropop, do campus Palotina da Universidade Federal do Paraná (UFPR), lança a segunda edição do livro “Educação em Astronomia: Ideias e práticas para o ensino fundamental”.

Como o próprio nome diz, a obra busca melhorar a abordagem do assunto em sala de aula, como explica a professora Roberta Chiesa Bartelmebs, uma das organizadoras da publicação:

“A ideia surgiu em 2018, quando realizamos atividades nas escolas e percebemos que havia uma lacuna na formação de professores que tinham que abordar Astronomia na sala de aula. Ao longo de 2020 e 2021, recebemos novas demandas em nossos cursos de extensão, e optamos por dar um segundo volume ao material”.

A obra nasceu de uma parceria entre o Astropop e os projetos “Ensino de Astronomia no Ensino Fundamental” e “Licenciar”. Ela apresenta quatro novas Unidades de Aprendizagem, visando desenvolver temas de Astronomia no ensino de Ciências, de acordo com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

Cada unidade aborda uma temática diferente, com texto acessível, ilustrado, e com sugestões de atividades: “Dia e noite”; “Fases da Lua”; “Cometas” e “Astronomia para cegos”, que traz oficinas e jogos para serem aplicados com os alunos.

A professora Roberta conta que o Astropop também contempla outras ações educacionais. “Todos os anos oferecemos um curso de formação continuada para professores de ciências. De 2015 a 2019 oferecemos apenas para a comunidade de Palotina e Região, de forma presencial. Em 2020, com as restrições da pandemia, elaboramos o curso no modelo virtual. A primeira edição teve mais de 400 inscritos, e em 2021, ultrapassamos 1000 interessados”.

Com o apoio do Licenciar, o projeto criou perfis em redes sociais e produz materiais para serem utilizados em sala de aula. Em breve, a equipe disponibilizará na Plataforma UFPR Aberta, um curso com o tema “Formação em Astronomia para o Ensino Fundamental”.

Professores de escolas públicas, e estudantes da UFPR podem obter o livro de forma gratuita entrando em contato com o projeto pelas redes sociais Facebook e Instagram.

Saiba mais sobre os benefícios da aprendizagem em Astronomia na Escola no vídeo produzido pela UFPRTV.

Por Jully Ana Mendes, sob orientação de João Cubas (Aspec/SCB/UFPR)

Sugestões

Capitães da areia é a obra do mês de agosto do Clube do Livro
A segunda temporada do Clube do Livro, promovida pelo Sistema de Bibliotecas (SiBi) da Universidade...
Projeto de extensão Ciência para Todos está com inscrições abertas para alunos da UFPR
O projeto de extensão “Ciência para Todos” está com inscrições abertas para o processo seletivo e trainee....
Projeto da UFPR oferece treinamento gratuito de futebol para meninas
Com o objetivo de trabalhar o desenvolvimento integral de meninas entre 10 e 14 anos através da prática...
Inscrições para cursos extensivos do Celin para novos alunos iniciam em 7 de agosto
As inscrições para os cursos extensivos ofertados pelo Centro de Línguas e Interculturalidade (Celin)...