logo_branca_ufpr

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ


UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

Projeto da Psicologia presta assistência a filhos de dependentes químicos

estimativas apontam a existência de pelo menos 28 milhões de pessoas convivendo com um usuário de drogas e álcool na família. FOTO: FreeImages.com
Estimativas apontam a existência de pelo menos 28 milhões de pessoas convivendo com um usuário de drogas e álcool na família. FOTO: FreeImages.com

Quem convive ou já conviveu com dependentes de álcool, substâncias psicoativas ou remédios legalmente prescritos passa a ter na UFPR um novo local de apoio. Um projeto desenvolvido dentro do departamento de Psicologia da Universidade oferece serviço de suporte a essas pessoas, em especial, filhos de dependentes; por ora a ação é voltada apenas à comunidade acadêmica, mas vem buscando avaliar o impacto desse tipo de vivência no cotidiano de um estudante.

Estimativas apontam a existência de pelo menos 28 milhões de brasileiros convivendo com um usuário de drogas ou álcool na família.De acordo com o estudante de Psicologia e idealizador do projeto na UFPR, Marcelo Brunstein, “quando comparados a crianças que vivem em lares sem dependentes, os filhos de abusadores de álcool e drogas tendem a exibir maiores sintomas de depressão e ansiedade e têm alterações de comportamento mais frequentes, como hiperatividade e déficit de atenção. Em relação à escola, os filhos de dependentes tendem a ‘liderar’ as taxas de abandono escolar e, em geral, têm baixo desempenho em testes e avaliações”, explica.

Segundo Brunstein, que também é diretor-executivo da Associação Nacional para Filhos de Alcoolistas e Dependentes Químicos (Nacoa), atualmente não existem ações voltadas à atenção preventiva e direta para esse público no Brasil. “Existem poucas iniciativas esparsas, mas, na maioria das vezes, o que acontece é o filho do dependente não ter nenhuma atenção direta até que manifeste algum distúrbio mental. Nesses casos, ele é encaminhado à rede de atenção básica”, explica.

O projeto é orientado e supervisionado pela professora do Departamento, Norma Ferrarini, e desenvolvido no Centro de Pesquisa e Assessoria em Psicologia e Educação (Ceappe) – órgão suplementar do Setor de Ciências Humanas da Universidade Federal do Paraná (Praça Santos Andrade, nº 50 – Curitiba/PR).

Inscrição

Para participar, o interessado deve preencher formulário disponível no endereço http://goo.gl/forms/LXY7tTF5gb. Todos os dados obtidos são tratados de forma anônima e sigilosa.

Mais informações pelo e-mail acaufpr@gmail.com ou pelo celular/whatsapp 9812-3965 (Marcelo Brunstein).

Sugestões

Capitães da areia é a obra do mês de agosto do Clube do Livro
A segunda temporada do Clube do Livro, promovida pelo Sistema de Bibliotecas (SiBi) da Universidade...
Projeto de extensão Ciência para Todos está com inscrições abertas para alunos da UFPR
O projeto de extensão “Ciência para Todos” está com inscrições abertas para o processo seletivo e trainee....
Projeto da UFPR oferece treinamento gratuito de futebol para meninas
Com o objetivo de trabalhar o desenvolvimento integral de meninas entre 10 e 14 anos através da prática...
Inscrições para cursos extensivos do Celin para novos alunos iniciam em 7 de agosto
As inscrições para os cursos extensivos ofertados pelo Centro de Línguas e Interculturalidade (Celin)...