

O Projeto Cultimar, desenvolvido pelo Instituto GIA ─ Grupo Integrado de Aquicultura e Estudos Ambientais, recebeu o Prêmio Finep de Inovação 2012 na categoria Tecnologia Social. Coordenado pelo professor da UFPR Antonio Ostrensky, o projeto Cultimar trabalha no desenvolvimento das comunidades do litoral, incentivando a geração de renda a partir da maricultura, por meio da produção e comercialização de ostras e de camarões para isca-viva
A tecnologia social aplicada pelo Cultimar, desenvolvido desde 2005, alia ações técnico-científicas a ações de valorização da cultura local, de conservação do meio ambiente, de educação ambiental, turismo, em capacitações técnicas e no aperfeiçoamento profissional da cadeia produtiva da ostra nativa de Guaratuba, no litoral do Paraná . A maricultura é trabalhada atrelada a um conjunto de ações de valorização da cultura local, de educação e capacitação técnica e de turismo.
O Instituto Gia reúne um grupo multidisciplinar de pesquisadores, muitos deles ligados também à UFPR. A principal missão do GIA é assumir um papel direto na interação entre o setor acadêmico, a iniciativa privada e a sociedade civil em geral, aplicando, com excelência e eficiência, métodos técnico-científicos na resolução de problemas ambientais, sociais e econômicos.
O prêmio Finep de Inovação 2012 foi entregue em Porto Alegre (RS), durante a cerimônia de encerramento do 5° Congresso Internacional de Inovação, no dia 31 de outubro. Esta premiação foi criada para reconhecer e divulgar esforços inovadores realizados por empresas, instituições sem fins lucrativos e inventores brasileiros, desenvolvidos no Brasil e já aplicados no País ou no exterior.