Nascida de um projeto na UFPR, a ong ASID Brasil foi selecionada com outras 15 iniciativas sociais de todo o mundo para o Programa Global de Fellowship da Yunus&Youth, que objetiva orientar e capacitar jovens empreendedores sociais, de modo a impulsionar suas organizações.
Criada em 2013 por jovens inspirados nos conceitos de negócios sociais do economista Muhammad Yunus, Prêmio Nobel da Paz de 2006, a Yunus&Youth foi idealizada com o intuito de conectar os principais líderes de negócios com empreendedores que estão gerando impacto social. As atividades do grupo são lideradas de Melbourne (Austrália), Rabat (Marrocos) e São Paulo.
A ASID (sigla de Ação Social para Igualdade das Diferenças) começou como um trabalho de graduação na UFPR, no ano de 2008. Na época, Alexandre Amorim, aluno de Administração, inspirou-se na sua própria irmã, que tem síndrome de down e enfrentava dificuldade de encontrar vagas em escolas públicas de Curitiba.
Com Luiz Hamilton Ribas, que era aluno de Economia, e outros colegas, Amorim passou o ano de 2009 estudando a área da educação especial e conhecendo a realidade da pessoa com deficiência. Em 2010, com a participação de Diego Tutumi, também aluno de Economia, foi fundada a ong ASID, que trabalha para melhorar a qualidade de ensino e a gestão nas escolas filantrópicas de educação especial, resultando na abertura de vagas no sistema.
Desde então, 19 escolas filantrópicas de educação especial foram atendidas, com 1.100 profissionais e mais de 3.000 alunos impactados, além das comunidades no entorno das instituições de ensino.
Em 2013, a ong foi vencedora da 5ª Edição do Prêmio Empreendedor Social de Futuro, promovido pelo jornal Folha de S.Paulo e considerado o maior da América Latina na categoria. Em fevereiro recebeu pela segunda vez consecutiva o Prêmio Ozires Silva de Empreendedorismo Sustentável.
Para participar do programa da Yunus&Youth, a ASID concorreu com 92 projetos de todo o mundo. “Com as capacitações e a mentoria, a equipe da ASID estará preparada para aperfeiçoar o modelo de expansão regional iniciado neste ano e aumentar o impacto social gerado”, avalia Luiz Hamilton Ribas, diretor de marketing da organização.
Com informações da assessoria de imprensa da ASID