Projeto Adote os Cães da UFPR fecha parceria com pet shop para promoção de feiras de adoção

29 outubro, 2015
15:05
Por mauro1
0
Extensão e Cultura
100pet 04

A feira de adoção acontece aos sábados. Imagem: Divulgação

A Universidade Federal do Paraná fechou uma parceria com uma loja especializada em produtos e serviços para animais domésticos de Curitiba (a 100% PET, que fica na Av. Nossa Senhora Aparecida, n° 661, Seminário). O projeto de extensão, intitulado Adote os Cães da UFPR, do Departamento de Medicina Veterinária tem como objetivo combater o abandono de animais nos campi da Universidade. Os cães resgatados são preparados para adoção que antes poderia ser feita apenas pela página do projeto no Facebook. Agora elas também serão realizadas nas feiras de adoção em conjunto com a 100% PET aos sábados.

“Essa parceria é importante porque encaminha os animais abandonados para novas famílias. E se for bem sucedida, pode ser um modelo de colaboração com Escolas de Medicina Veterinária pelo Brasil todo, multiplicando as adoções”, explica Alexander Biondo, professor da UFPR e coordenador do projeto.

O projeto que surgiu pelo alto número de cães abandonados nos campus da Universidade, realizou um levantamento, registro e monitoramento desses animais. Em seguida eles receberam os microchips, vacinas, vermifugação e foram castrados. Além disso, passam por um remodelamento comportamental aprendendo comandos básicos.

100pet 03

Muitos cães são abandonados nos campi da UFPR. Imagem: Divulgação

Segundo Biondo, os cães em situação de abandono podem causar conflitos em locais de grande fluxo de pessoas e oferecem risco à saúde pública quando não se encontram em boas condições sanitárias. “A UFPR possui um grande histórico de problemas de agressões e mordeduras por parte dos cães que vivem nos campus. A realização deste projeto se faz necessária para promover a diminuição e até a extinção de cães em situação de abandono nesses locais”, afirma.

A esperança é que esta ação gere novas parcerias, com novas feiras em lugares diversos, ampliando o alcance da iniciativa de dar um lar para os cães que são abandonados na Universidade.

A iniciativa também possui parceria com o Centro de Controle de Zoonoses de Curitiba, que recebe animais em risco nas ruas da cidade.

Por projeto “Adote os cães da UFPR”.

Sugestões

14 agosto, 2023

Desenvolvido na UFPR por parceria internacional, magneto molecular Dy(pn)Cl pode ajudar a investigar o ambiente químico em torno […]

10 agosto, 2023

No último dia 03, aconteceu a posse da nova Direção do Setor Palotina, Gestão 2023 – 2027, com […]

09 agosto, 2023

O projeto de extensão “Pré-Vestibular Comunitário”, do setor Palotina da Universidade Federal do Paraná (UFPR), está com inscrições […]

07 agosto, 2023

A série “Cientistas do Brasil” é uma produção que mostra a ciência produzida por pesquisadores das Instituições Federais […]