Programas de Residências do CHC-UFPR/Ebserh formam 228 profissionais especializados

25 fevereiro, 2022
14:49
Por
0
UFPR

O CHC-UFPR/Ebserh entregou, neste mês de fevereiro, mais 228 especialistas nas mais diversas áreas de conhecimento da saúde. Os Programas de Residência Médica e Residência Integrada Multiprofissional em Atenção Hospitalar, preparam os profissionais unindo a formação técnico-científica com a prática assistencial, possibilitando aos residentes obter uma ampla experiência em sua área de atuação após a conclusão do curso.

“Esse é um momento especial para o CHC-UFPR/Ebserh: a conclusão das residências médica e multiprofissional. Quero agradecer a todos os professores, coordenadores, preceptores, supervisores dos programas de residência, pois tenho a certeza que o trabalho de vocês fez com que esse momento chegasse com êxito ao entregarmos profissionais altamente capacitados para a sociedade”, destaca a superintendente do Complexo, Claudete Reggiani.

Reconhecido pela excelência na formação em saúde, os programas de residência do Complexo preparam os profissionais tanto para o mercado quanto para a carreira acadêmica e científica.

O término de um curso de residência representa uma etapa muito importante na carreira desses profissionais, pois serão capazes de prestar atendimentos especializados, fazer diagnósticos precisos e orientar os pacientes para os melhores tratamentos.

A superintendente do CHC-UFPR/Ebserh, Reggiani, ressalta ainda, que os últimos anos foram diferentes em virtude da pandemia de Covid-19 e que todos os residentes contribuíram com seus conhecimentos e enfrentaram o desafio juntamente com os empregados e servidores do hospital.

Os residentes médicos e multiprofissionais tiveram um papel fundamental tanto na assistência aos pacientes internados por COVID-19 quanto em relação aos demais pacientes assistidos no CHC-UFPR. “É preciso reconhecer que sem a sua atuação teria sido muito mais difícil atender às demandas com a mesma abrangência e efetividade, considerando o grande e sempre crescente volume de pacientes e a necessidade de assistência complexa, especializada e de qualidade”, explica o Chefe do Setor de Ensino do CHC-UFPR/Ebserh, Vinícius Cestari Felix.

Para Amanda Inocêncio, enfermeira que concluiu a residência multiprofissional na área de Urgência e Emergência, a residência permitiu que os profissionais se tornassem fortes, seguros e competentes, e, principalmente, pessoas melhores. “A residência foi intensa e diferente de todas as outras anteriores, porque enfrentamos o período da pandemia desde o primeiro caso confirmado. Essa experiência mostrou que a equipe multiprofissional é essencial para o bom funcionamento do sistema de saúde”, ressaltou Amanda.

Ícaro Pires, que concluiu a residência médica em otorrinolaringologia, destaca que a residência exigiu grande dedicação e trouxe muitos desafios, mas que todo o esforço foi válido. “Partimos agora para uma nova jornada de nossas carreiras como especialistas com o orgulho e a responsabilidade de carregar, daqui para a frente, o nome do Hospital de Clínicas da UFPR”, disse o médico que também agradeceu a todos os profissionais da instituição pelo seu trabalho que torna o CHC-UFPR/Ebserh um grande complexo de ensino, pesquisa e assistência.

Residência Multiprofissional

Seis Programas Integram a Residência Integrada Multiprofissional em Atenção Hospitalar, que formaram 58 profissionais especialistas neste ano: Atenção à Saúde do Adulto e do Idoso; Saúde da Criança e do Adolescente; Saúde da Mulher; Cardiovascular; Oncologia e Hematologia e Urgência e Emergência.

Os Programas recebem profissionais de diversas áreas: assistentes sociais, enfermeiros, farmacêuticos, farmacêuticos bioquímicos, fisioterapeutas, nutricionistas, odontólogos, psicólogos e terapeutas ocupacionais.

Residência Médica

O Programa de Residência Médica do Complexo HC, além de ser um dos mais antigos do Brasil, é um dos poucos do país a oferecer quase todas as especialidades médicas: 53 cursos de especialização. Neste ano, 170 médicos especialistas foram formados no Complexo.

Crédito: Assessoria de comunicação do Complexo HC/UFPR

Sugestões

14 agosto, 2023

Desenvolvido na UFPR por parceria internacional, magneto molecular Dy(pn)Cl pode ajudar a investigar o ambiente químico em torno […]

10 agosto, 2023

No último dia 03, aconteceu a posse da nova Direção do Setor Palotina, Gestão 2023 – 2027, com […]

09 agosto, 2023

O projeto de extensão “Pré-Vestibular Comunitário”, do setor Palotina da Universidade Federal do Paraná (UFPR), está com inscrições […]

07 agosto, 2023

A série “Cientistas do Brasil” é uma produção que mostra a ciência produzida por pesquisadores das Instituições Federais […]