ufpr_bcopng

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ


UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

Programas de pós-graduação do Setor de Biológicas fazem encontro conjunto para ampliar interação na pesquisa

Começou na última segunda-feira (3) e vai até sexta (7) o I Encontro das Pós-Graduações de Biologia Celular e Molecular, e de Microbiologia,
Parasitologia e Patologia. É a primeira vez que os dois programas se unem num mesmo evento. O objetivo é ampliar a interação entre docentes e pesquisadores de diferentes disciplinas, de modo que as pesquisas e temas abordados em ambos os programas sejam aprofundados.

A organização é feita por uma comissão de estudantes e docentes dos dois programas. Ao longo do evento, haverá mais de 70 apresentações orais de estudantes de mestrado e doutorado, exposição de pôsteres, minicursos e palestras.

Na abertura, o coordenador do PPG-BiocelMol, professor Francisco Filipak, fez um resgate histórico do programa de pós-graduação, que completou 40 anos em 2018. Iniciado como programa de Morfologia, passou a abrigar o campo da Biologia Celular em 1987. Em 2000, passou a ter orientadores do Instituto de Biologia Molecular do Paraná e, em 2002, ganhou a atual denominação, com a abertura do curso de doutorado.

O PPG-BiocelMol conta com docentes de diversos Departamentos do Setor de Ciências Biológicas e do ICC-FioCruz e já formou mais de 200 mestres e 130 doutores.

A coordenadora do PPG-MPP, professora Edneia Cavalieri, também relatou um pouco da história do seu curso. Com início das atividades em 2003, o PPG-MPP passou a contar com doutorado em 2009, e desde 2013 possui conceito 5 da Capes.

Fazem parte do curso 24 docentes, inseridos nas três áreas de concentração, que orientam os 69 discentes hoje matriculados. Até o
momento, o programa já formou 180 mestres e 30 doutores. “Neste período, a formação tem levado ao mercado de trabalho profissionais que contribuem para o processo de investigação científica no Brasil”, resumiu Cavalieri.

As representantes discentes dos dois programas. Isabela Correia e Vanessa Ribeiro, também agradeceram o público presente e apresentaram os minicursos e palestras e apresentações que fazem parte do evento. “Todos estão convidados a contribuir intelectualmente com os trabalhos”, enfatizou a doutoranda Vanessa.

Por fim, o diretor do SCB, professor Edvaldo Trindade, parabenizou a iniciativa do encontro conjunto entre as duas pós-graduações,
reforçando o caráter colaborativo das parcerias: “Nesse momento, as colaborações são mais que bem-vindas. Nosso trabalho é no sentido de ampliar e garantir que editais de financiamento sejam públicos e dêem visibilidade para nossas ações”.

Na palestra de abertura, o professor Aldo José Gorgatti Zarbin, titular do Departamento de Química da UFPR e presidente da Sociedade Brasileira de Química, apresentou diversos números sobre a ciência no Brasil na palestra “Geração de conhecimento e Universidades Públicas no Brasil: um casamento indissociável”.

Nas páginas do Facebook dos dois programas de pós-graduação
(@pgbiocel e @ppgmpp), está disponível a programação completa do evento, que vai até a próxima sexta-feira, 07/12

Sugestões

Progepe lança atividade de saúde e longevidade para aposentados
Aposentadoria nunca foi sinônimo de inatividade. Pensando na qualidade de vida dos servidores aposentados,...
Ciência UFPR: Molécula-ímã tem potencial para revelar a bioquímica por trás de doenças
Desenvolvido na UFPR por parceria internacional, magneto molecular Dy(pn)Cl pode ajudar a investigar...
“A SBPC é a marca de que o Brasil acredita e produz ciência da mais alta qualidade”, diz ministra do MCTI
Entre 23 e 29 de julho, aconteceu na Universidade Federal do Paraná (UFPR) a 75ª Reunião Anual da Sociedade...
Série sobre a ciência produzida nas Universidades brasileiras estreia na TV Brasil
A série “Cientistas do Brasil” é uma produção que mostra a ciência produzida por pesquisadores das Instituições...