Programação especial do Negritude UFPR marca o Dia da Consciência Negra – atividades de 20 a 26 de novembro

19 novembro, 2021
00:21
Por
0
Evento

Apesar de negros e pardos ocuparem mais da metade da população, esta faixa da sociedade ainda sofre com a naturalização do racismo. É neste cenário que o Negritude UFPR 2021 promove, durante todo mês de novembro, uma programação única de ações que ampliam a participação da população negra em todos os âmbitos da sociedade com oportunidades iguais, seguindo o Plano Nacional da Igualdade Racial (Lei nº 12.288/2010).

Confira a programação até o dia 26 de novembro, com atividades especiais no Dia da Consciência Negra, sábado, 20 de novembro.

20 de novembro (sábado)

👉🏿 Mostra de Cinema de Direitos Humanos de Curitiba, realizada pela Extremum Produções Culturais. Transmissão: Sessões Virtuais do Cine Passeio.

👉🏿 Mostra Afro-Cultural de Curitiba, até 26 de novembro, promovida por Helen Bastos – GH Produções Culturais. Disponível na Plataforma Digital do evento Mostra Afro-Cultural.

👉🏿 Festival Literário Afro-Paranaense (FLAP), às 10h, organizado pelo Centro de Estudo e Pesquisa da Arte e Cultura Afro-brasileira – Humaitá. Transmissão: YouTube – Canal do Centro Cultural Humaitá.

👉🏿 Abertura da exposição virtual “Trajetórias Negras”, às 12h. Realização da Coordenadoria de Cultura UFPR em parceria com o Museu de Arte da UFPR (MUSA). Link da plataforma da exposição disponível no Instagram da Coordenadoria de Cultura da UFPR.

👉🏿 Programa de Rádio Tropicana Musical – Homenagem a Letieres Leite & Rumpilezz, às 15h. Realização do Grupo de Pesquisa em Etnomusicologia da UFPR em parceria com o MAE UFPR. Transmissão na Rádio Paraná Educativa 97.1 FM de Curitiba.

👉🏿 Ato da Bateria-APUFPR, às 17h, promovido pela Associação dos Professores da UFPR (APUFPR). Mais detalhes no site da APUFPR.

👉🏿 Show musical Saudação Odara, com Rubia Divino e Daniel Montelles, às 19h, com promoção do SESC Paraná e transmissão pelo Canal do Sesc Paraná no YouTube.

21 de novembro (domingo)

👉🏿 Primeiro Aniversário da Escola de Samba “Deixa Falar”, às 9h, com realização da Associação dos Professores da UFPR (APUFPR). Local: Sede do Paraná Clube na Av. Pres. Kennedy, 2377.

👉🏿 Feira Cultural e do Afro-Empreendedorismo, às 10h, organizada pelo Instituto Afro Brasil do Paraná, na Praça Zumbi dos Palmares – Rua Elói Orestes Zeglin, no Pinheirinho.

👉🏿 Dramaturgia Negra com Jé Oliveira, Mostra de Teatro Negro de Curitiba, às 19h, com realização da Cia Nossa Senhora do Teatro Contemporâneo. Transmissão pelo Canal da Coordenadoria de Cultura da UFPR.

👉🏿 Programa de Rádio Tropicana Musical – Homenagem a Letieres Leite & Rumpilezz, às21h. Realização do Grupo de Pesquisa em Etnomusicologia da UFPR em parceria com o MAE UFPR. Transmissão pela Rádio USP (São Paulo e Ribeirão Preto).

22 de novembro (segunda-feira)

👉🏿 Inauguração do Jardim Rubieni, às 10h, no CMEI IPIRANGA: Rua Major Sebastião Izidoro Pereira, 116 – Capão Raso. Realização da Secretaria Municipal da Educação por meio da CEFAR e CMEI Ipiranga, em parceria com a Assessoria de Promoção da Igualdade Étnico-Racial

👉🏿 Live O Racismo no Brasil em Tempos de Ataques, às 18h, com realização do
Sindicato dos Trabalhadores em Educação das Instituições Federais de Ensino Superior no Estado do Paraná (Sinditest-PR) e transmissão pelo Instagram do Sinditest-PR.

👉🏿 Palestra Escravismo Colonial no Brasil: Um Novo Olhar, Mostra de Teatro Negro de Curitiba, às 19h, organizada pela Cia Nossa Senhora do Teatro Contemporâneo e transmissão pelo Canal da Coordenadoria de Cultura da UFPR.

23 de novembro (terça-feira)

👉🏿 Série de posts do Acervo da Congada da Lapa, às 16h, realizada pelo Museu de Arqueologia e Etnologia da UFPR (MAE-UFPR) e transmissão pelo Instagram do MAE-UFPR e Facebook do MAE-UFPR.

👉🏿 Mesa redonda Trajetórias Negras na Academia, às 18h. Organizada pela
UFPR/PROEC/Coordenadoria de Cultura – Festival de Ciência, Cultura e Inovação da UFPR. Transmissão ao vivo pelo Instagram da Coordenadoria de Cultura da UFPR.

👉🏿 Cultura de Quilombo, Mostra de Teatro Negro de Curitiba, às 19h, pelo Canal da Coordenadoria de Cultura da UFPR no YouTube. Realização da Cia Nossa Senhora do Teatro Contemporâneo.

24 de novembro (quarta-feira)

👉🏿 Bate papo Trajetórias Negras na Produção Cultural, às 18h, com realização da UFPR/PROEC/Coordenadoria de Cultura e transmissão ao vivo pelo Instagram Cultura UFPR.

👉🏿 Roda de conversa Quarta LGBT, às 19h, com o tema “Mulheres Negras: LesboCenso Nacional”. Realização da Superintendência de Políticas Afirmativas e Inclusão (Sipad) da UFPR e transmissão pelo Youtube, em Canal SIPAD Comunica e LesboCenso.

25 de novembro (quinta-feira)

👉🏿 Palestras “Conversas sobre Resistência”, às 9h sobre mulheres negras na literatura e às 10h30 sobre o escritor Luiz Gama. Realização dos alunos do Programa de Pós-graduação em Letras da UFPR, com transmissão pelo Canal do PPG-Letras.

👉🏿 Show musical Trajetórias Negras na Música, às 18h, com apresentação de Daniel Montelleses. Realização da Coordenadoria de Cultura da UFPR e transmissão pelo Canal da UFPR TV.

26 de novembro (sexta-feira)

👉🏿 Celebrações e Divindades, Mostra de Teatro Negro de Curitiba, às 19h, pelo Canal da Coordenadoria de Cultura da UFPR no YouTube. Realização da Cia Nossa Senhora do Teatro Contemporâneo.

A programação completa do #NegritudeUFPR2021 pode ser acessada aqui. Participe!

Sugestões

14 agosto, 2023

Desenvolvido na UFPR por parceria internacional, magneto molecular Dy(pn)Cl pode ajudar a investigar o ambiente químico em torno […]

10 agosto, 2023

No último dia 03, aconteceu a posse da nova Direção do Setor Palotina, Gestão 2023 – 2027, com […]

09 agosto, 2023

O projeto de extensão “Pré-Vestibular Comunitário”, do setor Palotina da Universidade Federal do Paraná (UFPR), está com inscrições […]

07 agosto, 2023

A série “Cientistas do Brasil” é uma produção que mostra a ciência produzida por pesquisadores das Instituições Federais […]