logo_branca_ufpr

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ


UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

Programa Novas Parcerias promove cooperação entre UFPR e universidade alemã

O projeto do curso de Arquitetura e Urbanismo da UFPR aprovado para participar do programa Novas Parcerias (NoPa), que é uma iniciativa de cooperação acadêmica entre o Brasil e a Alemanha, tem como tema “A Restauração do Edifício Público Brasileiro: eficiência energética e sustentabilidade Urbana” e pretende realizar também parcerias com o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).

O NoPa é uma parceria da Capes com o Deutscher Akademischer Austausch Dienst (DAAD) e a Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit (GIZ), que financia projetos de pesquisa multidisciplinar envolvendo docentes e pesquisadores de ambos os países. O programa é desenvolvido por professores da área de arquitetura e das engenharias em consórcio formado entre a Universidade Federal do Paraná, a Universidade Federal do Rio de Janeiro e a Technische Universität München, da Alemanha, contando ainda com o trabalho de profissionais no consórcio com o Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão e do Ministério da Fazenda do Brasil.

Com vigência no período 2011/2013, o projeto da UFPR foi um dos sete aprovados, num total de 29 candidatos para o programa estabelecido em reunião dos presidentes da Alemanha, Christian Wulff e do Brasil, Dilma Roussef, em maio de 2011. O projeto tem como objetivo principal o estabelecimento de modelos e de uma política pública para a eficientização energética e sustentabilidade dos edifícios públicos brasileiros. Os estudos de caso estão localizados nas cidades de Curitiba, Rio de Janeiro e Brasília, e o trabalho está sendo desenvolvido nos laboratórios dos Departamentos de Arquitetura e Urbanismo da UFPR e da UFRJ no Brasil, e da TUM, na Alemanha.

Os coordenadores são os professores Aloísio Schmid, pelo lado brasileiro, e Gerhard Hausladen, da Faculdade de Arquitetura da Technische Universität München, hoje a melhor universidade da Alemanha ─ com base no ranking dos últimos cinco anos. Além disso, o tema definido para o projeto do NoPa é também resultado do desenvolvimento da tese de doutorado do professor da UFPR, Silvio Parucker, na Faculdade de Arquitetura da Technische Universität München.

Este ano, o projeto já realizou workshops em Curitiba e no Rio de Janeiro. O próximo será no mês de novembro, na cidade de Brasília, na sede da ESAF/ Ministério da Fazenda e, para finalizar a série de workshops, em janeiro de 2013 será efetuado outro em Munique, Alemanha.

Amanda Pofahl, sob orientação de Ana Paula Moraes

pt_BRPortuguese