logo_branca_ufpr

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ


UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

Programa de extensão da UFPR é destaque em evento nacional sobre educação em solos

Prof. Marcelo Ricardo de Lima em palestra no Simpósio (foto arquivo)
Prof. Marcelo Ricardo de Lima em palestra no Simpósio (foto arquivo pessoal)

A equipe do Programa de Extensão Universitária Solo na Escola/UFPR, vinculado ao Setor de Ciências Agrárias da UFPR, participou do IX Simpósio Brasileiro de Educação em Solos, que ocorreu neste mês no campus da Universidade de São Paulo, na capital paulista.

Durante o evento, o grupo de estudantes expôs um pouco do que é desenvolvido nos quatro projetos que compõe o Programa Solo na Escola/UFPR. Foram aprovados pelo comitê científico do evento três trabalhos na forma de painéis e seis trabalhos nas seções orais, que foram apresentados pelo coordenador do Programa e seis bolsistas extensão que foram a São Paulo. Estas apresentações discorreram sobre algumas atividades do Programa, como a Exposição Didática de Solos, a formação inicial de professores e a formação continuada na modalidade Educação à Distância (EaD), novos experimentos para educação em solos, análises da percepção de professores sobre o tema solo, e a inserção do tema Solo na educação infantil.

O professor Marcelo Ricardo de Lima, coordenador do projeto, destaca que em vários momentos do evento o Programa Solo na Escola/UFPR foi citado como inspiração e referência para diversos projetos de popularização da ciência do solo. Isso porque foi uma das primeiras iniciativas do segmento no Brasil, tendo iniciado há mais de 13 anos. Atualmente mais de 20 universidades e institutos federais também implantaram ou estão implantando um Solo na Escola. Durante o Simpósio, o professor participou da mesa redonda “Relatos de experiências extensionistas na Educação em Solos” e ministrou duas oficinas sobre abordagem morfológica do solo para o ensino fundamental.

O Programa Solo na Escola/UFPR recebe estudantes de professores de diferentes níveis de ensino, para visitas monitoradas gratuitas, bem como oferece materiais (cartilhas, livros, banners, vídeos) disponíveis para auxiliar o ensino de solos em sala de aula.

Mais informações:  Departamento de Solos e Engenharia Agrícola da UFPR, Rua dos Funcionários, 1540, Curitiba, PR. Telefone (41) 3350-5603. Site: www.escola.agrarias.ufpr.br. Fan page: www.facebook.com/solonaescola.

Sugestões

Progepe lança atividade de saúde e longevidade para aposentados
Aposentadoria nunca foi sinônimo de inatividade. Pensando na qualidade de vida dos servidores aposentados,...
Ciência UFPR: Molécula-ímã tem potencial para revelar a bioquímica por trás de doenças
Desenvolvido na UFPR por parceria internacional, magneto molecular Dy(pn)Cl pode ajudar a investigar...
“A SBPC é a marca de que o Brasil acredita e produz ciência da mais alta qualidade”, diz ministra do MCTI
Entre 23 e 29 de julho, aconteceu na Universidade Federal do Paraná (UFPR) a 75ª Reunião Anual da Sociedade...
Série sobre a ciência produzida nas Universidades brasileiras estreia na TV Brasil
A série “Cientistas do Brasil” é uma produção que mostra a ciência produzida por pesquisadores das Instituições...