Programa da UFPR vai preparar 220 estudantes de ensino fundamental e médio para as Olimpíadas de Matemática

07 março, 2022
18:57
Por
0
Extensão e Cultura

Estudantes de escolas públicas e particulares terão aulas gratuitas oferecidas pelo Departamento de Matemática para prepará-los para as Olimpíadas de Matemática. Foto: Marcos Solivan/Sucom UFPR.

A UFPR recebe a partir desta semana uma nova turma de alunos de ensino fundamental e médio selecionados para o Programa de Formação em Matemática Olímpica (POTI/TOPMAT). São 220 estudantes de escolas públicas e particulares, aprovados em uma seleção da qual participaram cerca de 500 interessados. Até outubro, eles terão aulas e outras atividades oferecidas pelo Departamento de Matemática, gratuitamente, para preparar os estudantes para as Olimpíadas de Matemática.

A aula inaugural aconteceu no último sábado (5/3), e paralelamente houve uma reunião de apresentação do programa para pais e responsáveis. O coordenador geral do POTI/TOPMAT na UFPR, professor José Carlos Corrêa Eidam, agradeceu a acolhida das escolas que divulgaram o programa e incentivaram a participação dos alunos. “Os aprovados chegaram cheios de energia para estudar”, disse.

O POTI/TOPMAT começou na UFPR em 2016 e, depois de dois anos com atividades remotas por causa da pandemia, agora retoma as aulas presenciais. Os alunos são separados em três turmas: Nível 1 (com alunos que estão cursando o 6º ou o 7ºano), Nível 2 (alunos do 8º e 9º anos) e Nível 3 (para alunos do ensino médio).

Aulas

As aulas serão ministradas por alunos de graduação (principalmente de Matemática) e de pós-graduação da UFPR. Este ano são 35 professores. O material didático, composto por 11 livros, foi produzido e revisado pelos professores do programa.

A ideia é que as aulas sejam menos expositivas e mais práticas, levando o aluno a resolver problemas matemáticos curiosos e instigantes, pensando em Matemática de uma forma diferente da que está acostumado na escola.

Também são desenvolvidas atividades alternativas, como seminários e jogos. Por exemplo, a Maratona Matemática e a Caça ao Tesouro, competições em que os alunos podem se divertir através de desafios matemáticos.

Além do coordenador geral, participou da aula inaugural a professora Ana Luisa Lacava Lordello, vice-diretora do Setor de Ciências Exatas.

Mais informações sobre o POTI/TOPMAT em http://poti.ufpr.br/

Crédito da foto de capa: Marcos Solivan/Sucom UFPR.

 

Sugestões

14 agosto, 2023

Desenvolvido na UFPR por parceria internacional, magneto molecular Dy(pn)Cl pode ajudar a investigar o ambiente químico em torno […]

10 agosto, 2023

No último dia 03, aconteceu a posse da nova Direção do Setor Palotina, Gestão 2023 – 2027, com […]

09 agosto, 2023

O projeto de extensão “Pré-Vestibular Comunitário”, do setor Palotina da Universidade Federal do Paraná (UFPR), está com inscrições […]

07 agosto, 2023

A série “Cientistas do Brasil” é uma produção que mostra a ciência produzida por pesquisadores das Instituições Federais […]