

A UFPR recebe a partir desta semana uma nova turma de alunos de ensino fundamental e médio selecionados para o Programa de Formação em Matemática Olímpica (POTI/TOPMAT). São 220 estudantes de escolas públicas e particulares, aprovados em uma seleção da qual participaram cerca de 500 interessados. Até outubro, eles terão aulas e outras atividades oferecidas pelo Departamento de Matemática, gratuitamente, para preparar os estudantes para as Olimpíadas de Matemática.
A aula inaugural aconteceu no último sábado (5/3), e paralelamente houve uma reunião de apresentação do programa para pais e responsáveis. O coordenador geral do POTI/TOPMAT na UFPR, professor José Carlos Corrêa Eidam, agradeceu a acolhida das escolas que divulgaram o programa e incentivaram a participação dos alunos. “Os aprovados chegaram cheios de energia para estudar”, disse.
O POTI/TOPMAT começou na UFPR em 2016 e, depois de dois anos com atividades remotas por causa da pandemia, agora retoma as aulas presenciais. Os alunos são separados em três turmas: Nível 1 (com alunos que estão cursando o 6º ou o 7ºano), Nível 2 (alunos do 8º e 9º anos) e Nível 3 (para alunos do ensino médio).
Aulas
As aulas serão ministradas por alunos de graduação (principalmente de Matemática) e de pós-graduação da UFPR. Este ano são 35 professores. O material didático, composto por 11 livros, foi produzido e revisado pelos professores do programa.
A ideia é que as aulas sejam menos expositivas e mais práticas, levando o aluno a resolver problemas matemáticos curiosos e instigantes, pensando em Matemática de uma forma diferente da que está acostumado na escola.
Também são desenvolvidas atividades alternativas, como seminários e jogos. Por exemplo, a Maratona Matemática e a Caça ao Tesouro, competições em que os alunos podem se divertir através de desafios matemáticos.
Além do coordenador geral, participou da aula inaugural a professora Ana Luisa Lacava Lordello, vice-diretora do Setor de Ciências Exatas.
Mais informações sobre o POTI/TOPMAT em http://poti.ufpr.br/
Crédito da foto de capa: Marcos Solivan/Sucom UFPR.