Progepe avaliará, em seminário, mestrado em Enfermagem e Programa de Incentivo a Qualificação

25 agosto, 2014
12:14
Por
0
UFPR

Nos últimos anos, a cultura organizacional em relação a recursos humanos vem passando por importantes mudanças. O próprio termo “recursos humanos” está sendo substituído pelo termo “gestão de pessoas”, valorizando os trabalhadores como pessoas e não como “recursos”. Estamos vivenciando um momento em que a instituição busca resgatar o que é mais humano nas pessoas: o conhecimento, a criatividade, a sensibilidade e o seu compromisso.

Pensando nisso a UFPR, através da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (Progepe) apoiou, em 2010, a criação do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem Mestrado Profissional, idealizado a partir da identificação de uma lacuna na qualificação de enfermeiros no nível stricto sensu no Estado do Paraná. Após sua aprovação, iniciou suas atividades em setembro de 2011, com cinco mestrandos na primeira turma. Todas dissertações desta turma foram defendidas entre julho e agosto de 2013, cumprindo o prazo de 24 meses recomendado pela CAPES.

Além desta iniciativa, a UFPR em 2012 criou o Programa de Incentivo a Qualificação (PIQ), regulamentado pela Resolução 11/12 do COPLAD, que recebeu posteriormente alterações através da Resolução 08/13. O PIQ na UFPR permite que servidores – independente de seu nível de classificação no Plano de carreira dos cargos técnico-administrativos em educação de que trata a lei nº 12.772/2012 – recebam reembolso por participação em cursos de pós-graduação stricto sensu em outras instituições de ensino.

Já foram beneficiados 63 servidores técnico-administrativos da UFPR, e a Progepe entende que neste momento, os programas necessitam de uma avaliação que justifiquem e comprovem a sua continuidade, dando respaldo à administração central de sua efetividade e eficácia. Pensando nisto, a Coordenadoria de Desenvolvimento de Pessoas da Progepe está programando para o dia 9 de setembro um seminário para avaliação de ambos os programas.

Serão convidados alguns avaliadores, internos e externos à UFPR, para averiguar, por exemplo, quais linhas de pesquisa deverão ser mantidas ou priorizadas, a eficácia delas para utilização nas áreas relacionadas ao cargo ou ao tipo de trabalho executado, ou até a sugestão de novas linhas, ficando os critérios da avaliação a cargo dos avaliadores.

Alguns servidores beneficiados com os programas serão convidados a expor seus trabalhos, mostrando e prestando contas à comunidade universitária daquilo que vem sendo desenvolvido pela categoria.

Sugestões

14 agosto, 2023

Desenvolvido na UFPR por parceria internacional, magneto molecular Dy(pn)Cl pode ajudar a investigar o ambiente químico em torno […]

10 agosto, 2023

No último dia 03, aconteceu a posse da nova Direção do Setor Palotina, Gestão 2023 – 2027, com […]

09 agosto, 2023

O projeto de extensão “Pré-Vestibular Comunitário”, do setor Palotina da Universidade Federal do Paraná (UFPR), está com inscrições […]

07 agosto, 2023

A série “Cientistas do Brasil” é uma produção que mostra a ciência produzida por pesquisadores das Instituições Federais […]