logo_branca_ufpr

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ


UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

Progepe lança atividade de saúde e longevidade para aposentados

Aposentadoria nunca foi sinônimo de inatividade. Pensando na qualidade de vida dos servidores aposentados, a Seção de Promoção à Saúde do Servidor (SPSS) da Universidade Federal do Paraná inicia o projeto Fisioterapia Preventiva, Saúde e Longevidade. Através de vídeo-aulas enviadas pelo celular, os aposentados terão orientações de fisioterapeutas para a realização de exercícios. Para receber os vídeos, é preciso preencher o cadastro disponível neste link, no período de 13 a 24 de setembro.

Os interessados receberão orientações sobre a importância de realizar exercício para prevenir doenças e evitar ou amenizar perdas funcionais associadas ao envelhecimento. Em uma série de nove vídeos, os fisioterapeutas da SPSS, Fernanda Gaideski e Marcos José Batista, trabalharão mobilidade, flexibilidade, equilíbrio, força muscular, coordenação motora, postura, respiração e circulação. Além do incentivo à atividade física através dos exercícios, o projeto prevê orientações sobre cada tema e como adaptar a prática ao tempo e realidade corporal de cada um.

A SPSS faz parte da Coordenadoria de Atenção Integral à Saúde do Servidor (CAISS), da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (Progepe). A unidade tem como missão oferecer um conjunto integrado de ações educativas, de sensibilização e conscientização quanto a melhoria no estilo de vida dos servidores. Esta é a primeira ação estruturada especialmente para os aposentados, considerando as especificidades de vida e saúde na faixa etária dos 60+. “Queremos nos aproximar desse público, a fim de oferecer oportunidades para a melhora da qualidade de vida, com ações que atendam as necessidades dos aposentados”, explica a equipe da SPSS.

Com o projeto Fisioterapia Preventiva, Saúde e Longevidade, a SPSS espera alcançar um grande número de aposentados da UFPR. “Os aposentados precisam conhecer a SPSS e saber que o trabalho de promoção à saúde é voltado para todos”. A intenção é que esta seja a primeira de uma grade de atividades voltadas aos aposentados.

Projeto orienta atividades físicas para aposentados – Imagem de Mohamed Hassan por Pixabay

Em casa
Durante o período de trabalho remoto, a SPSS vem realizando a ginástica laboral em formato de vídeo. Para entrar no grupo de recebimento, basta acessar este link. Em maio deste ano, a unidade lançou uma cartilha com orientações de ergonomia para o trabalho remoto e presencial, que pode ser solicitada aqui.

Serviço:
Projeto Fisioterapia Preventiva, Saúde e Longevidade
Inscrições: 13 a 24 de setembro
Público-alvo: Servidores aposentados da UFPR
Formulário de inscrição: preencha aqui

Leia a matéria sobre a ginástica laboral.

Saiba mais sobre a Cartilha de Orientações Ergonômicas.

Acompanhe a SPSS no Instagram e no Facebook.

Sugestões

Ciência UFPR: Molécula-ímã tem potencial para revelar a bioquímica por trás de doenças
Desenvolvido na UFPR por parceria internacional, magneto molecular Dy(pn)Cl pode ajudar a investigar...
“A SBPC é a marca de que o Brasil acredita e produz ciência da mais alta qualidade”, diz ministra do MCTI
Entre 23 e 29 de julho, aconteceu na Universidade Federal do Paraná (UFPR) a 75ª Reunião Anual da Sociedade...
Série sobre a ciência produzida nas Universidades brasileiras estreia na TV Brasil
A série “Cientistas do Brasil” é uma produção que mostra a ciência produzida por pesquisadores das Instituições...
Projeto prevê estatísticas para resultados de jogos da Copa do Mundo Feminina de 2023 
A equipe do “Previsão Esportiva”, projeto que envolve diversas universidades e institutos de pesquisa,...