A cerimônia, animada pela banda Celta reuniu representantes das associações que ajudam o Hospital, diretores, médicos e funcionários. O reitor Carlos Augusto Moreira Júnior foi representado pela vice-reitora, professora Márcia Helena Mendonça.
O Hospital de Clínicas chega aos 45 anos como o maior hospital público do Paraná, realizando 64 mil atendimentos mensais em média e também referência em Transplante de Medula Óssea e de fígado. Entre médicos, professores, pesquisadores, funcionários e estudantes são sete mil pessoas, segundo o diretor geral, professor Giovani Lodo. Em seu discurso, o coordenador lembrou que hoje o HC recebe apoio do governo estadual, ressaltando que essa ajuda deve mesmo ocorrer, porque o hospital é de Curitiba e de todo Estado. “Não dá para esperar apenas por recursos do governo federal. Os problemas existem aqui e devem ser resolvidos aqui”, declarou o professor Giovani.
A vice-reitora, Márcia Helena Mendonça fez uma comparação da evolução dos fatos mundiais com o desenvolvimento do Hospital de Clínicas e lembrou de quando era estudante e fazia estágio na farmácia escola do HC. Também a presidente da Associação dos Amigos do Hospital de Clínicas, Maria Elisa Ferraz Paciornick lembrou da importância do hospital e da importância como centro de pesquisa e referência na área de saúde em todo País. Citou também a importância do hospital para as milhares de pessoas que dependem de tratamento gratuito e tem o HC como a única alternativa para cuidar da saúde.
COMEMORAÇÕES – Durante toda a semana foram realizadas diversas atrações culturais e artísticas para pacientes e funcionários do HC. As solenidades terminam nesta sexta-feira à tarde com o corte de um bolo e um “Parabéns prá Você.”
Foto(s) relacionada(s):
Link(s) relacionado(s):
Fonte: ACS
Já está disponível a avaliação de cursos e disciplinas do segundo semestre do ano letivo de 2024. Alunos […]
Pesquisadores do Núcleo de Fixação Biológica de Nitrogênio da UFPR trabalharam décadas para criar inoculante que alavanca produção na agricultura.
A exposição “Nhande Mbya Reko: Nosso Jeito de Ser Guarani”, do Museu de Arqueologia e Etnologia da Universidade […]
O Centro de Estações Experimentais – Fazenda Canguiri da Universidade Federal do Paraná (UFPR) recebeu doze novos equipamentos […]