logo_branca_ufpr

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ


UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

Professores e estudantes da UFPR lançam livro sobre apicultura

Livro aborda vários temas da apicultura (foto A. Pegoraro)

Estudantes de graduação, produtores e público interessado no tema são o público-alvo do livro “Aspectos Práticos e Técnicos da Apicultura no Sul do Brasil”. A obra foi escrita pelos professores Adhemar Pegoraro e Rodrigo de Almeida Teixeira, do Departamento de Zootecnia da Universidade Federal do Paraná, Edegar Krüger do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, juntamente com os um grupo de alunos de Zootecnia, Agronomia, Biologia, Agroecologia e Engenharia Ambiental/Litoral. O livro será lançado no dia 31 de março, no Anfiteatro da Prefeitura de Campo Alegre (SC). Esse município e Joinville (SC) foram as sedes de diversas pesquisas realizadas para o desenvolvimento da obra e por isso o lançamento terá uma apresentação especial para apicultores da região.

Entre as novidades da obra está o detalhamento de uma nova técnica para formar núcleos de colônias superiores, com mais capacidade para produzir mel. A africanização da apicultura brasileira também é abordada. Os autores propõem em um dos capítulos método simples para criação e seleção de rainhas de abelhas africanizadas. Outro ponto relevante é a apresentação de uma técnica para nutrir as abelhas com alimento cremoso, mais prático do que o líquido, empregado habitualmente.  Um dos capítulos apresenta a legislação sobre agrotóxicos e busca esclarecer pontos polêmicos da mesma. As pragas da apicultura, como a varroatose, também ganharam atenção. “Trata-se de uma obra bastante ampla, com detalhamento de pesquisas realizadas e propostas de melhorias no segmento”, diz o professor Pegoraro.

A obra tem 281 páginas e foi publicada exclusivamente on line. O livro completo está disponível gratuitamente no portal de Recursos Educacionais Abertos (Rea). O link para download é http://acervodigital.ufpr.br/handle/1884/45536.

Sugestões

Progepe lança atividade de saúde e longevidade para aposentados
Aposentadoria nunca foi sinônimo de inatividade. Pensando na qualidade de vida dos servidores aposentados,...
Ciência UFPR: Molécula-ímã tem potencial para revelar a bioquímica por trás de doenças
Desenvolvido na UFPR por parceria internacional, magneto molecular Dy(pn)Cl pode ajudar a investigar...
“A SBPC é a marca de que o Brasil acredita e produz ciência da mais alta qualidade”, diz ministra do MCTI
Entre 23 e 29 de julho, aconteceu na Universidade Federal do Paraná (UFPR) a 75ª Reunião Anual da Sociedade...
Série sobre a ciência produzida nas Universidades brasileiras estreia na TV Brasil
A série “Cientistas do Brasil” é uma produção que mostra a ciência produzida por pesquisadores das Instituições...